Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Ter | 16.03.21

Trilhos e Caminhadas para iniciantes: 5 regrinhas básicas

Nala

Com a chegada da Primavera (e o desconfinamento que se começa a avizinhar para os próximos dias em Portugal) já sonhamos com as atividades ao ar livre. 

Hoje venho falar-vos de trilhos e caminhadas, uma atividade que nós cá por casa já praticamos há alguns anos, e que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade e em quase todas as condições médicas, desde que com o devido acordo e com a carga de exercício controlada. 

Como no ano passado vi vários amigos se lançarem neste desporto que está na moda, é fácil, barato e ainda nos permite manter as distâncias sociais, resolvi trazer-vos estas cinco regrinhas que me parecem essenciais para iniciantes. Preparados?

 

- Usa sapatos adaptados e confortáveis:

O calçado adequado é imprescindivel em todos os desportos e nas caminhadas pode resultar numa redução importante do risco de quedas ou de lesões. 

Por isso uns sapatos adequados no teu tamanho são um investimento necessário desde os primeiros quilómetros. 

 

- Adapta o percurso às tuas capacidades: 

Como fisioterapeuta sei que um dos principais fatores de risco no inicio de uma nova atividade é o excesso de carga. Por isso adapta o percurso em distância e dificuldade às tuas capacidades físicas sob pena de as primeiras experiências se tornarem um pesadelo.

Bom senso é necessário em todas as atividades amadoras, especialmente num nível iniciante. 

 

- Sê cordial: 

Uma das coisas que mais me encantam nos percursos de caminhadas é a cordialidade entre os usuários. Por isso quando começares não te esqueças também tu de ser educado, atento e disponível para as outras pessoas. 

Porque nunca se sabe quando precisaremos da ajuda de alguém o melhor investimento é mesmo manter estes valores presentes. 

 

- "Deixa o local um pouco melhor do que o encontraste":

Esta frase, que adaptei do fundador do escutismo, resume a importância do cuidado com os percursos e com a limpeza dos espaços. Não consigo perceber a lógica entre aproveitar a proximidade com a natureza e deixar o nosso lixo espalhado por lá. 

Por isso, e apesar de ter confiança na comunidade que segue este blog, nunca é demais lembrar que o lixo é para ser deitado nos contentores ou, em caso de impossibilidade, simplesmente trazidos para casa. 

 Se conseguirmos deixar ainda melhor do que encontrámos então ainda é melhor! 

 

- Não sair dos caminhos assinalados:

Podemos ter vontade de sair dos caminhos assinalados ou apercebermo-nos que perdemos a nossa rota. Nesse caso é importante voltar atrás e encontrar o percurso mal notemos o erro.

O risco é que nos percamos ou que os caminhos que fizermos não sejam devidamente seguros e nos levem a correr riscos desnecessários. 

 

E foram estas as 5 primeiras regrinhas para quem descobre agora o Mundo dos trilhos. 

Claro que há muitas outras, algumas delas como o cuidado ao atravessar uma estrada movimentada, são transversais a outros campos da nossa vida e por isso me parecem subentendidas. 

E por aí adeptos de caminhadas ou nem por isso? Quais são as regrinhas que gostariam de acrescentar? 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

boris-dunand-Xme6jOaBDvM-unsplash.jpg

Photo by Boris Dunand on Unsplash 

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

12 comentários

Comentar post