Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 10.06.21

Santos Populares - 5 Ideias para Festejar em Casa

Nala

Pelo segundo ano consecutivo as Festas Populares do Mês de Junho não acontecerão nas ruas. No entanto, isso não quer dizer que não possam ser festejadas dentro de portas. 

Em pequeno comité, com família ou amigos é possível festejar esta quadra tão importante sobretudo nas grandes cidades de Lisboa e do Porto. 

Preparados?

 

- Caprichar na decoração:

Comprar um alecrim, criar ou comprar bandeirolas (que podem sempre reutilizar noutras ocasiões mesmo que sejam descartáveis) e trazer um ambiente de Verão seja no jardim ou na sala de estar será uma forma de trazer os "Santos" para nossa casa e passar uma noite memorável. 

Fonte da Imagem: https://omeuolharparatuveres.pt/decorando/festas-populares-a-mesa/

 

- Refeição Temática:

Se as sardinhas e as bifanas são rainhas nos arraiais populares em casa nem todos temos a possibilidade (ou a vontade) de fazer grelhados. A opção mais simples: um buffet de frios! 

Petiscos tipicamente portugueses (saladas de polvo, de atum...) podem ser uma excelente opção sobretudo nestas noites de início de Verão. Tartes salgadas ou enchidos são também ideias a ter em conta e, caso vos apeteça viajar sem sair de casa, podemos ir buscar ideias às Festas Juninas brasileiras.

Se a festa contar com convidados e o vosso tempo não abunde podem sempre pedir-lhes alguma colaboração no que toca à confecção da comida. 

Fonte da Imagem: https://grandesescolhas.com/petiscar-a-portuguesa-e-bom-com-certeza/

 

- Criar memórias:

Se 2020 e 2021 tem sido anos de má memória nada nos impede de nos criarmos boas recordações, especialmente agora que o calor aperta e as campanhas vacinais evoluem e nos enchem de esperança de mais abraços e beijinhos. 

Enquanto isso podem deixar vocês mesmos ótimas recordações destas noites seja através de fotos (decidir um tema para a festa e que todos se vistam a preceito ou criar acessórios de photoboot e tirar muitas fotos) seja fazendo pequenos ateliers de lembranças para todos os participantes (tipo cada um decora a sua sardinha) ou, caso pretendam, oferecer pequenas lembranças a cada pessoa que participou. 

Estas ideias podem dar origem a excelentes recordações mas também a valentes gargalhadas... e convenhamos que bem precisamos delas. 

Fonte da Imagem: https://www.elo7.com.br/plaquinhas-divertidas-festa-infantil/dp/362B68#bm=p2p

 

- Música a condizer:

Se são do tipo a quem um bailarico faz uma falta desgraçada saibam que é possível criar um ambiente de bailarico apenas recorrendo ao nosso amigo youtube.

As playlist de música popular portuguesa são imensas e podem optar por canções de marchas, nas saudosas vozes de Amália, Herminia Silva e outros grandes nomes que fizeram das marchas de Lisboa grandes, ou de nomes mais dos nossos tempos e (bem) menos comportados como Quim Barreiros, Toy e por aí fora. 

 

- Adapta os jogos tradicionais ao espaço que tens:

Esta ideia é ainda mais engraçada se decidires festejar os Santos durante o dia ou se houver crianças.

No jardim, na rua ou mesmo na tua sala haverão com certeza formas de adaptar alguns jogos populares ao nosso espaço.

Macaca, corridas de sacos, jogos da cadeira... são apenas algumas das muitas opções que estão à tua disposição mas podes encontrar mais algumas aqui. E será uma excelente oportunidade para relembrar as nossas brincadeiras de infância, não?

Fonte da imagem: https://www.brincacomigo.pt/jogos-tradicionais-para-fazer-em-familia/ 

E por aí como estão a prever festejar os Santos este ano. São mais Santo António, São João, São Pedro ou os três? Contem-me os vossos planos e ideias para não deixar morrer esta tradição tão nossa! 

Um grande beijinho, até ao próximo post e sobretudo boas festividades! 

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.