Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

As histórias, o dia a dia e as experiências de uma Portuguesa, expatriada em Lyon (França). Porque a nossa casa é onde nos sentimos bem... e onde somos felizes!

Rotinas: Os prós e os Contras

Reflexão sobre a sua (real) importância...

10.09.19 | Nala

Hoje trago-vos um tema que está muito em voga, especialmente nas áreas do desenvolvimento pessoal e da auto-ajuda: as rotinas

Segundo o dicionário da língua portuguesa uma rotina é o hábito de fazer uma coisa sempre da mesma forma. 

Se há uns anos atrás todos nós fugíamos da rotina a "sete pés" e esta era vista como algo de muito negativo, hoje em dia ter "rotinas" é visto como de fundamental nas nossas vidas e no nosso bem estar, sendo que, em muitos livros de desenvolvimento pessoal somos considerados pouco "saudáveis" e infelizes se não tivermos rotinas.

Para confirmarem esta afirmação basta fazerem uma pequena pesquisa e ficaram de boca aberta com a quantidade de livros e de influencers que defendem as "rotinas" como um dogma da felicidade. 

Hoje proponho-vos uma reflexão sobre a rotina, e as "rotinas" que apareceram no mercado nestes últimos anos, com os seus prós e contras. 

Ter hábitos rotineiros é, de facto, importante nas nossas vidas. De um lado porque nos permite sentir segurança e controlo na nossa vida, por outro porque nos dá conforto e nos permite economizar tempo e energia. Em alguns casos as "rotinas", a que eu prefiro chamar "rituais" para fazer antes de dormir ou para começar bem o dia podem mesmo ser prazerosas. 

Se ter rotinas e rituais que nos fazem bem é importante e até saudável não podemos esquecer a outra face da medalha e o facto de, por vezes, precisarmos de sair dessa mesma rotina. 

As rotinas, especialmente quando estão ligadas à nossa ocupação diária ou às tarefas domésticas podem ser rapidamente percebidas por nós como aborrecidas e repetitivas.

Quer queiramos quer não precisamos de algum desafio e de estímulos diferentes para não nos sentirmos estagnados.

Claro que esta sensação de "ficar parado no tempo" varia de pessoa para pessoa, eu por exemplo canso-me facilmente de uma tarefa enquanto há pessoas que procuram a perfeição e só se vão "aborrecer" quando atingirem esse patamar. 

Mas a verdade é que todos, sem exceção, precisamos de "cortar" com os nossos hábitos diários, daí a importância das férias e dos fins de semana. 

As "fugas à rotina", mesmo no dia a dia, são também defendidas por vários autores que chegam a sugerir que esta pode ser uma ótima forma de melhorar o nosso bem estar. As proposições para implantarmos pequenas mudanças no nosso quotidiano são facilmente aplicáveis e muito simples como é o caso de alterar o pequeno almoço habitual ou fazer um caminho diferente para ir trabalhar. 

Portanto, e em jeito de conclusão, acho que as rotinas são importantes na nossa vida e alguns dos nossos "rituais" transmitem-nos mesmo uma sensação de conforto e bem estar inigualável. Eu própria me criei pequenos rituais da manhã e da noite que partilharei com todo o gosto convosco se isso vos interessar. 

Aquilo que me parece importante é que, para que as rotinas se tornem prazerosas e não entediantes, é importante procurar novos estímulos, como visitar um local novo, ler algo diferente ou pedir um chocolate quente em vez de um café, se te apetecer. A ideia é trazer pequenas lufadas de ar fresco para a nossa vida e não repeti-la até ela deixar de ter sentido.  

E agora digam-me vocês: gostam ou não gostam de rotina? Quais são as vossas formas de lhe "escapar"?

olena-sergienko-dIMJWLx1YbE-unsplash.jpg

Photo by Olena Sergienko on Unsplash

Queres dar a tua contribuição para os próximos posts do blog? Passa pela página de Facebook e ajuda-me a escolher o tema que vou abordar no próximo Domingo!

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos. 

16 comentários

Comentar post