Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Dom | 06.10.19

Rituais de Domingo

Os meus rituais para começar bem a semana...

Nala

Para a maioria de nós o Domingo é o dia antes do regresso ao trabalho. Aquele dia em que ficamos com a impressão de que o fim de semana passou a voar e sobretudo que temos de voltar à rotina do dia a dia. Eu não sou excepção e este dia é sempre um misto de descanso e de stress com a semana que está a chegar. 

Por isso mesmo desenvolvi uma série de atividades que, em jeito de ritual, me permitem a organização e a calma que preciso para iniciar a semana. 

Espero que estas ideias vos inspirem a ter um Domingo mais tranquilo e, consequentemente, uma semana mais calma e organizada. 

- Domingo é dia de levantar "com calma": Ao Domingo de manhã não há pressas (salvo se for dia de trabalho, o que esporádicamente acontece). O pequeno almoço é a primeira refeição do dia e é acompanhado de silêncio ou de uma conversa calma e tranquila. 

- Almoçar "em pompa e circunstância": Já vos falei aqui no blogue da minha relação com os almoços de Domingo em família, sobretudo por influência de uma avó que durante mais de 20 anos fez questão de juntar todos os filhos e netos à mesa aos Domingos.

Neste dia o almoço é por norma "melhorado" e tiramos do armário os pratos e os copos que não usamos nos outros dias da semana. Caso trabalhemos cumprimos este ritual ao jantar. 

- Organizar e planear a semana: Tenho o hábito de me sentar durante uns 30 minutos a programar a semana que vai começar e a fazer o balanço da semana anterior. Dar uma olhadela aos objetivos mensais também pode ser uma boa opção para não perder o foco e verificar o que é preciso continuar ou melhorar. 

- Evitar tarefas chatas: Neste dia evito tarefas demasiado burocráticas ou aborrecidas. Faço coisas que têm de ser feitas mas que me dão prazer, como por exemplo ver a decoração do casamento ou organizar o fim de semana de visita de uma amiga. 

- Ritual de Beleza: Ao final do dia, e em jeito de despedida do fim de semana, "ofereço-me" uma série de "tratamentos de beleza". Máscara facial, exfoliação corporal... a ideia é tratar do corpo e, em consequência, da mente!

- Telemoveis à distância: Durante todo o fim de semana, mas especialmente ao Domingo, evito estar demasiado tempo com o telemovel não mão. Já abuso bastante durante a semana por isso  estes dias são de desconexão e, de preferência, de deixá-lo longe de mim.

- Fazer atividades prazerosas: Domingo é dia de passeio ou, em caso de estar frio ou de preferir um fim de semana mais "caseirinho", de ler e ver séries. Fazer atividades que recarreguem energias é importante para manter o equilibro. 

E vocês, quais os vossos rituais de Domingo e como gerem este primeiro dia da semana? Não deixem de dar a vossa opinião nos comentários. 

Um excelente Domingo para todos! 

plush-design-studio-t973uuEKvck-unsplash.jpg

Todos os dias uma nova frase ou citação no nosso Facebook: Adiciona!

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

13 comentários

Comentar post