Resoluções para o Novo Ano!
Coerência, clareza e compromisso para realizarmos todos os nossos objetivos para o novo Ano!
E já chegamos ao último dia do ano. Aquele dia em que comemos as tradicionais doze passas e formulamos os mesmos desejos e resoluções de todos os anos anteriores e que, passada a determinação inicial, acabamos por esquecer.
O que vos proponho hoje é que este ano façamos algo bem diferente. Que esta noite sirva para tomar verdadeira resoluções e a concretizar durante o ano que amanhã começa.
- Lembra-te que menos é mais: Não vale a pena tomares 20 decisões para o próximo ano. O nosso tempo e energia são limitados e é impossível cumprirmos tudo aquilo a que nos propomos. O que sugiro fazer é diminuir o número de objetivos/resoluções para o próximo ano a 3 ou 4 e que nos esforcemos por cumprí-los.
- Saber o porquê de cada coisa: Mais do que dizer "quero emagrecer" é importante responder à pergunta "quero emagrecer porquê?". Seja qual for a tua resposta o importante é definires o que te motiva e lembrares-te disso de cada vez que te sentires a perder o foco.
- Compromete-te contigo mesmo: Temos o péssimo hábito de abandonar os compromissos que estabelecemos connosco próprios, ao contrário daquilo que fazemos quando se trata de um compromisso assumido com outra pessoa. Por isso o melhor a fazer é estabelecer uma espécie de contrato contigo mesmo e que te "obrigue" a seres fiel a ti próprio. E essa será uma grande lição que levarás contigo para a vida.
- Escreve: Se já conheces este blogue há algum tempo já te apercebeste que sou uma defensora da escrita como ferramenta de desenvolvimento pessoal. Tenho em mim a convicção de que quando escrevemos algo, seja à mão ou em formato digital, e deixamos o que escrevemos "debaixo dos nossos olhos" temos tendência a cumprir mais facilmente aquilo a que nos propomos e a nos sentirmos mais envolvidos com isso.
- Utiliza o principio do SMART para criar os teus objetivos: Nunca te esqueças de que um objetivo bem formulado é meio caminho andado para a sua concretização.
Espero que estas pequenas ideias sejam úteis e que permitam uma verdadeira reflexão para aquilo que pretendemos fazer no próximo ano.
Claro que, apesar de começarmos com estes objetivos, temos o direito de mudar de ideias, abandonar alguns e acrescentar outros ao longo do ano que se aproxima.
O importante, e o que é realmente a mensagem que pretendo passar com este texto, é que a coerência, a clareza e o compromisso são fundamentais para levarmos os nossos sonhos e resoluções a cabo e nos sentirmos mais realizados a cada dia que passa.
Até 2020!
Photo by Oskars Sylwan on Unsplash
Para "não perder pitada" não te esqueças de seguir o blogue pelo Facebook e Instagram!