Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 01.07.21

Regras de Convivência nos Transportes Públicos

Nala

Nos primeiros tempos deste blog escrevi um post sobre o tipo de pessoas que encontramos nos transportes públicos. Não sei bem porquê acabei por apagá-lo mas hoje trago-vos novamente este tema. 

Frequentar transportes públicos exige algum "jogo de cintura" e sobretudo muito respeito por quem está à nossa volta mas isso nem sempre acontece, seja qual for a desculpa. 

Já me aconteceu a mim, e já vos aconteceu a vocês com certeza, não darem lugar a uma pessoa prioritária ou passar à frente da fila por distração. Mas há uma grande diferença em fazê-lo por um descuido ou fazê-lo de forma sistemática porque "primeiro eu depois os outros". 

Sendo assim, e partindo do princípio que os leitores deste blogue pretendem melhorar as coisas e não empurram velhinhas para ter lugar sentado no metro ou no comboio deixo-vos algumas luzes de reflexão para a utilização dos transportes públicos de uma forma mais galante. 

 

- Cuidado com as distrações: 

Grande parte dos erros que cometemos por inadvertência devem-se ao facto de estarmos distraídos com outra coisa. E enquanto nos focalizamos no nosso telemóvel não tomamos atenção ao que está a acontecer à nossa volta e não nos apercebemos do idoso que está quase a cair para o chão por não ter um lugar sentado;

 

- Respeitar as prioridades:

Pessoas idosas, com deficiência física, grávidas e pessoas com crianças pequenas ao colo são prioritárias em transportes públicos assim como em filas de supermercado.

E isso acontece não porque são privilegiados mas porque é inseguro muito devido às alterações posturais e de reflexos e são pessoas que estão mais sujeitas a quedas e a ferimentos graves em caso de uma travagem repentina, por exemplo. Por isso dar o seu lugar, por muito chato que seja, não é só uma questão de cortesia é também uma história de descargo de consciência já que nenhum de nós quer ter um acidente a pesar na consciência, não é?!

 

- Ocupar espaço com as bagagens: 

Durante anos transportei o meu saco nos comboios regionais Lisboa-Tomar (e quem apanha esta linha a uma Sexta-Feira ao final do dia sabe bem o caos que é) e sei que é complicado levar objetos grandes nos transportes públicos. Mas isso é só uma razão para os aproximarmos o máximo possível de nós e não incomodar os outros. 

Se há coisa que me irrita são as pessoas que ocupam um banco com os seus pertences enquanto muitas outras pessoas estão de pé e igualmente carregadas e cansadas depois de um dia de trabalho.

 

- Esperar pela sua vez para entrar: 

Parece fácil mas há muito boa gente que prefere enfrentar um "mar de gente" a sair do que esperar tranquilamente a sua vez de entrar. 

Isto é desagradável para todos e esta atitude, para além de puder causar acidentes, é de uma falta de educação impressionante... 

 

- Ver vídeos no YouTube com som: 

Todos os novos telemóveis trazem um sistema de fones mas ainda há quem insista em ouvir as suas músicas e os seus vídeos preferidos de YouTube em alta voz provavelmente na ânsia de partilhar aquilo que gosta com todos os outros...

Mas que isto é desagradável é, ainda para mais quando o que mais desejamos é paz e sossego e não mais poluição sonora! 

 

- Utilizar captura de imagem: 

Tirar fotos sem se preocupar com quem aparece à frente ou fazer videochamadas nos transportes públicos é algo que acontece frequentemente e que, para além de ser estúpido (a parte do fazer videochamadas no meio da rua e andar aos encontrões a toda a gente) ainda mostra um certo desprezo pela imagem da outra pessoa e pelo seu direito à privacidade... 

 

E por aí, utilizam transportes públicos com frequência? Quais as outras regrinhas de convivência que acrescentariam? 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

annie-spratt-tG822f1XzT4-unsplash.jpg

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nala

    11.07.21

    Acho que depende das linhas e da cultura local. Por aqui já assisti a coisas um bem mais graves (assaltos e agressões) mas acaba por não ser o mais frequente. O que se vê sempre e em todo o lado são estas pequenas faltas de gentileza... que podiam tornar as redes mais simpáticas para todos se fossem cumpridas. 
    Beijinhos
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.