Regras de Convivência nos Transportes Públicos
Nos primeiros tempos deste blog escrevi um post sobre o tipo de pessoas que encontramos nos transportes públicos. Não sei bem porquê acabei por apagá-lo mas hoje trago-vos novamente este tema.
Frequentar transportes públicos exige algum "jogo de cintura" e sobretudo muito respeito por quem está à nossa volta mas isso nem sempre acontece, seja qual for a desculpa.
Já me aconteceu a mim, e já vos aconteceu a vocês com certeza, não darem lugar a uma pessoa prioritária ou passar à frente da fila por distração. Mas há uma grande diferença em fazê-lo por um descuido ou fazê-lo de forma sistemática porque "primeiro eu depois os outros".
Sendo assim, e partindo do princípio que os leitores deste blogue pretendem melhorar as coisas e não empurram velhinhas para ter lugar sentado no metro ou no comboio deixo-vos algumas luzes de reflexão para a utilização dos transportes públicos de uma forma mais galante.
- Cuidado com as distrações:
Grande parte dos erros que cometemos por inadvertência devem-se ao facto de estarmos distraídos com outra coisa. E enquanto nos focalizamos no nosso telemóvel não tomamos atenção ao que está a acontecer à nossa volta e não nos apercebemos do idoso que está quase a cair para o chão por não ter um lugar sentado;
- Respeitar as prioridades:
Pessoas idosas, com deficiência física, grávidas e pessoas com crianças pequenas ao colo são prioritárias em transportes públicos assim como em filas de supermercado.
E isso acontece não porque são privilegiados mas porque é inseguro muito devido às alterações posturais e de reflexos e são pessoas que estão mais sujeitas a quedas e a ferimentos graves em caso de uma travagem repentina, por exemplo. Por isso dar o seu lugar, por muito chato que seja, não é só uma questão de cortesia é também uma história de descargo de consciência já que nenhum de nós quer ter um acidente a pesar na consciência, não é?!
- Ocupar espaço com as bagagens:
Durante anos transportei o meu saco nos comboios regionais Lisboa-Tomar (e quem apanha esta linha a uma Sexta-Feira ao final do dia sabe bem o caos que é) e sei que é complicado levar objetos grandes nos transportes públicos. Mas isso é só uma razão para os aproximarmos o máximo possível de nós e não incomodar os outros.
Se há coisa que me irrita são as pessoas que ocupam um banco com os seus pertences enquanto muitas outras pessoas estão de pé e igualmente carregadas e cansadas depois de um dia de trabalho.
- Esperar pela sua vez para entrar:
Parece fácil mas há muito boa gente que prefere enfrentar um "mar de gente" a sair do que esperar tranquilamente a sua vez de entrar.
Isto é desagradável para todos e esta atitude, para além de puder causar acidentes, é de uma falta de educação impressionante...
- Ver vídeos no YouTube com som:
Todos os novos telemóveis trazem um sistema de fones mas ainda há quem insista em ouvir as suas músicas e os seus vídeos preferidos de YouTube em alta voz provavelmente na ânsia de partilhar aquilo que gosta com todos os outros...
Mas que isto é desagradável é, ainda para mais quando o que mais desejamos é paz e sossego e não mais poluição sonora!
- Utilizar captura de imagem:
Tirar fotos sem se preocupar com quem aparece à frente ou fazer videochamadas nos transportes públicos é algo que acontece frequentemente e que, para além de ser estúpido (a parte do fazer videochamadas no meio da rua e andar aos encontrões a toda a gente) ainda mostra um certo desprezo pela imagem da outra pessoa e pelo seu direito à privacidade...
E por aí, utilizam transportes públicos com frequência? Quais as outras regrinhas de convivência que acrescentariam?
Um grande beijinho e até ao próximo post!
Photo by Annie Spratt on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.