Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Regras de boa conduta nos transportes públicos

Por muitas razões os transportes públicos são utilizados por muitas pessoas e a verdade é que, sobretudo para quem vive em grandes cidades e na sua periferia direta, são bastante úteis e é mesmo agradável a possibilidade de utilizar o tempo da viagem para outra coisa que não seja estar bloqueado no trânsito. 

No entanto, se o conforto nem sempre é o ideal devido às lotações, aos atrasos, às greves e a tantas outras possíveis contrariedades, a má conduta de alguns passageiros pode ainda tornar a experiência menos agradável. 

O que vos trago hoje é uma lista de pequenas atitudes ou regras que são de senso comum e o objetivo não é fazer ensinar nada a ninguém, apenas refletir sobre elas. Porque estou certa de que há casos de verdadeira má educação mas que, na maioria das vezes é a desatenção ou o cansaço que podem estar na origem de alguns "maus comportamentos". 

 

- Ser cortês: A cortesia parece cada vez mais um valor do século passado, sobretudo no Mundo tendencialmente individualista em que vivemos, mas não deixa de ser uma forma de tornar as viagens em coletividade mais agradáveis.

Deixar sair antes de entrar, não empurrar quem está na frente ou ceder a passagem a quem está mais carregado são pequenos gestos que tornaram o dia de toda a gente mais agradável. 

 

- Respeitar as prioridades e ceder o lugar:

Nesta segunda gravidez sinto-me mais cansada do que na primeira e quando alguém me cede o lugar sinto-me sinceramente agradecida por isso.

No entanto são muito poucas as pessoas que se levantam para ceder o lugar a idosos, pessoas com dificuldades de mobilidade, crianças pequenas ou mulheres grávidas e isso mesmo quando estão num "lugar prioritário".

E o pior é que tenho a certeza de que são muito mais os que nem reparam em quem está à volta, absorvidos que estão pelo telemóvel, do que aqueles que olham para o lado. 

 

- Controlar o volume das conversas:

Se não é proibido falar ao telefone enquanto se viaja de transportes públicos é apreciado que as pessoas que o façam evitem ao máximo incomodar os outros e não falar demasiado alto. 

 

- Utilizar headphones:

Se os telemóveis se tornaram uma espécie de extensão do nosso corpo os outros não são obrigados a ouvir o que nós ouvimos. Por isso se é para ouvir música ou para ver videos é favor utilizar headphones... 

 

- Os sacos e malas não tem de ocupar lugar:

Deve haver pouca coisa que me irrite mais do que, num transporte público cheio, alguém ocupar o lugar ao lado do seu com sacos ou mochilas. E isso especialmente quando estão muitas pessoas em pé e que adorariam ter um espacinho para se sentar! 

 

- Ocupar toda a extensão do transporte e não apenas os acessos:

Quem nunca perdeu um metro porque não conseguiu entrar devido ao número de pessoas à porta e depois se apercebe de que o resto da carruagem está vazio?! Está tudo dito não está! 

 

- Sorrir aos outros passageiros:

Esta aqui é das mais agradáveis de todas. Sorri a quem está à tua volta.

Afinal às 7 da manhã vamos todos para o mesmo e todos com um estado de espírito semelhante... então que tal ser a energia positiva de quem cruzamos pelo caminho?

 

E por aí há utilizadores de transportes públicos? Qual destas regras "esquecem" e qual acham que é imprescindivel? Há mais alguma que gostariam de acrescentar? 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

chuttersnap-_5xHDYhHyHk-unsplash.jpg

Photo de CHUTTERSNAP sur Unsplash

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub