Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Sab | 24.04.21

Prós e Contras (ou a discussão unilateral)

Nala

Há muito tempo que evito fóruns.

Sei de antemão que estes "locais de discussão" são cada vez menos isso mesmo. Igual conclusão se pode tirar das redes sociais de uma forma geral. 

Todos nós temos uma opinião sobre tudo, apesar de nem todos a fundamentarmos da mesma maneira. Não há mal nenhum nisso desde que a mesma não nos "feche os olhos e os ouvidos" e nos permita pensar pela nossa própria cabeça e ouvir pessoas que sabem mais do que nós falar sobre o assunto (a história das vacinas contra o covid tem sido flagrante nesse aspeto), procurar informação fidedigna e estar disposto a escutar os argumentos. 

Ver mais longe do que a superfície do problema é algo que uma boa maioria não faz. Defendesse cada vez mais pontos de vista muitas vezes enviesados sem, em qualquer momento, pensar nas consequências deles e que vão muito para além do que aquilo que parece à primeira vista. E mesmo quem tem essa capacidade de ver mais longe e a coragem de exprimir opiniões ou levantar problemas nas soluções milagrosas é muitas vezes vitima de condescendência ou de um desprezo marcado por parte do interlocutor. 

As soluções radicais não existem e as milagrosas muito menos. Não é porque agora substituimos todas as nossas compras por produtos auto-intitulados biológicos ou sustentáveis (muitos deles importados do outro lado do Mundo) que vamos melhorar o estado do planeta. Aliás o greenwashing tem sido um, entre muitos outros, problemas que enfrenta uma sociedade que quer continuar a comprar a mesma quantidade de coisas sentindo-se menos mal com isso. 

É por isso que não acredito em soluções radicais e muito menos se elas forem apresentadas como miraculosas. E sim, confesso que isso me faz desconfiar de quase tudo o que me dizem... Porque todas as nossas escolhas tem prós e contras e, sobretudo, porque agarrarmo-nos ao primeiro ponto de vista sem explorar, refletir e aprofundar suficientemente o tema não pode ser visto como solução universal.

Talvez devessemos, enquanto adultos, deixar a criança que há em nós perguntar mais vezes porquê e talvez aí conseguissemos ver mais longe do que os media, o nosso youtuber preferido, os documentários da netflix ou as ações de marketing de todas as empresas querem que vejamos...

Bom Sábado e até ao próximo post!

artem-maltsev-0CvHQ62gwY8-unsplash.jpg

Photo by Artem Maltsev on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

6 comentários

Comentar post