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Crónicas da Cidade dos Leões

As histórias, o dia a dia e as experiências de uma Portuguesa, expatriada em Lyon (França). Porque a nossa casa é onde nos sentimos bem... e onde somos felizes!

Preparar uma Boa Noite de Sono

Os meus rituais para dormir bem e conseguir recuperar energias

19.10.19 | Nala

São muitas as pessoas que têm dificuldades em adormecer ou a recuperar convenientemente energias durante o sono. 

As razões para isso são muitas e justificadas com vidas demasiado agitadas e conectadas, exposição a forte luminosidade ou à luz azul dos ecrãs, falta de rotinas e ansiedade. 

O que vos trago hoje são uma série de rotinas e rituais que coloco em prática e que me ajudam a relaxar e a dormir melhor. 

Espero que este post vos ajude, se for caso disso. 

- Fazer uma refeição ligeira e não muito tarde: Comer cedo e de forma equilibrada pode ser uma excelente forma de preparar o sono, pois o organismo terá tempo de fazer convenientemente a digestão; 

- Anotar todas as preocupações e todas as tarefas a realizar no dia seguinte: assim descarregarás a mente e ficarás descansada pois sabes que não te esquecerás de nada; 

- Beber uma infusão calmante: Esta dica é para ser usada com bom senso. Se por um lado o chá te vai ajudar a entrar num ambiente relaxante por outro se fores do género a levantar-te durante a noite para ir à casa de banho o melhor é não o fazeres... 

- Cria um ambiente cocooning: depois do jantar baixa progressivamente a luminosidade da casa, podes acender velas que vão criar um ambiente propicio ao relaxamento e, dentro da medida dos possíveis, faz atividades tranquilizantes (como ler, ver uma série calma ou meditar);

- Adapta a temperatura: adapta o teu pijama e a roupa da cama à temperatura do quarto. Se estiveres demasiado quente ou com demasiado frio o teu sono vai necessariamente sair perturbado; 

- Cria uma "rotina de sono": Tenta deitar-te e levantar-te sempre à mesma hora. A criação deste hábito levar-te-à a não ter dificuldades em aceitar que é hora de ir para a cama; 

- Evita o uso de ecrãs e desliga a internet: Se a internet é uma das principais razões pelas quais te deitas tarde podes bloquear determinados sites a partir de uma certa hora ou simplesmente desligar o router. Assim a tentação será "anulada" e não terás essa desculpa. 

- Agradece o dia e medita: Agradecer o dia e ficar algum tempo a meditar ou, pura e simplesmente em silêncio, pode ser uma excelente forma de baixares os teus níveis de ansiedade e dormires melhor; 

Todos estes passos fazem parte da minha rotina da noite, não necessariamente por esta ordem, e são pequenas coisas que eu ponho em prática com o objetivo de dormir melhor e estar assim mais preparada para enfrentar todas as tarefas que me propus para o dia a seguir. 

Ressalvo no entanto que este post é puramente empírico e estes pequenos rituais podem ser utilizados por qualquer pessoa mas que não substituem os conselhos médicos em casos de problemas de sono crónicos. 

Não deixem de comentar e de me dizer o que vocês fazem para ter uma boa noite ou se, pelo contrário, têm problemas de sono. 

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Photo by Vladislav Muslakov on Unsplash

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