Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 03.03.20

Preparar um Casamento - O Local da Cerimónia

Post n.º 4 da Série Casamento

Nala

Mal começámos a pensar "o nosso casamento" a primeira coisa que nos passou pela cabeça foi onde será a festa? 

Dizia-nos uma amiga, mal anunciámos a novidade, que "a quinta é o mais difícil de encontrar, a seguir ao noivo" e, admito que ela têm alguma razão. 

As hipóteses são muitas e, como vos falei no post anterior sobre utilidades, sites como o casamentos.pt ou mesmo o "boca-a-boca" podem ser uma ótima ajuda nesta fase. 

Existe o restaurante clássico, a quinta mais rústica ou o espaço completamente preparado para eventos, é tudo uma questão de gosto e de prioridades. Aconselho-vos sinceramente a fazerem uma escolha em avanço e a não visitar tudo o que for espaço pois o risco pode ser de verem dificultada, e muito, a vossa escolha. 

Uma das primeiras coisas a ter em conta é, em minha opinião, o número de convidados. Uma sala desadaptada pode tornar-se fria e pouco agradável e não é isso que queremos, certo?

Outra coisa que pode ser importante é a acessibilidade e os riscos ligados à arquitetura do espaço: uma piscina aberta com crianças pequenas ou umas escadas muito altas quando os nossos avós estão presentes e já têm uma certa idade podem ser péssimas ideias. 

De seguida é preciso pensar na facilidade de acesso, na proximidade de alojamento (ou presença no espaço da festa) e no serviço (se é próprio ou se é necessário contratar um catering). Tudo isto pode ser importante determinante em função do tipo de convidados que tenham e da proximidade, ou não, das áreas de residência. 

Aconselho-vos também a informarem-se bem quanto às condições contratadas (por exemplo em relação a horas contratadas, utilização de espaços...) e evitar assim surpresas de última hora e que vos desequilibraram o orçamento. 

Se o casamento é religioso, a proximidade entre a igreja e a quinta pode ser outro factor a ter em conta. No entanto se sonhas com um casamento numa capela de quinta bastante antiga existem inúmeras opções em espaços mais rústicos e em meio mais rural. 

Pessoalmente visitamos cinco espaços diferentes e tomamos a decisão em menos de uma semana. 

As vantagens da nossa escolha foram: solução "chave na mão" uma vez que o catering é próprio e a empresa trata de tudo (decoração, estacionário, etc), uma boa rede de contatos o que nos permitiu encontrar tudo o que precisavamos entre os colaboradores da quinta e com a certeza de que é uma equipa que se conhece e que está habituada a trabalhar junta. Ainda ganhámos a nível de preço pois reservar parcela por parcela ficava bem mais caro do que tudo junto. 

As desvantagens da nossa escolha foram a distância à igreja (e à área de residência de quem está mais perto) e o facto de os nossos convidados que vêm de longe estarem sujeitos a procurar alojamento mais distante, uma vez que a quinta não têm alojamento próprio, excepto para os noivos. Em contrapartida existem hóteis à proximidade e os acessos são ótimos. 

Espero que este post vos possa dar algumas luzes de como as coisas se processam nesta escolha e do que nos parece, agora que esta fase já ficou para trás, ser factor a ter em conta. 

jeremy-wong-weddings-K41SGnGKxVk-unsplash.jpgPhoto by Jeremy Wong Weddings on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

Outros posts desta série: 

- Orçamento

- A Lista de Convidados

- Ferramentas Uteis

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.