Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Preparar um batizado #2

Como prometido trago-vos a segunda parte do post sobre a organização de um batizado. E nesta segunda parte foco-me essencialmente no como se vestir para a ocasião. 

Começando pelo óbvio, o batizando deve vestir branco, ou pelo menos uma peça desta cor deve estar em evidência. O tipo de fato e o formalismo que lhe queremos dar fica ao critério dos pais mesmo que, sobretudo em crianças mais crescidas, me pareça evidente que o conforto e a possibilidade de se mexerem é primordial. 

A razão de ser do branco é essencialmente porque simboliza pureza e santidade, no fundo aquilo que pedimos para aquela criança. Também a vela e o pano devem ser desta cor, apesar de apontamentos coloridos serem permitidos. 

Em várias zonas de Portugal, inclusive na minha, é tradição que sejam os padrinhos a oferecer o fato do batizado. Claro que está subentendido que os padrinhos podem dar a sua opinião sobre a roupa da criança mas que a última palavra é a dos pais. Em segundo lugar cabe aos pais respeitar o budget que os padrinhos estipularam para a prenda ou, se esse assunto nunca foi abordado, manter-se dentro dos limites do razoável a nível de preços. 

Quando somos convidados para um batizado devemos vestir-nos de acordo com a ocasião, ou seja em traje de festa. É sempre bom relembrar que fazer um esforço a nível de apresentação é acima de tudo uma forma de honrar os anfitriões

A questão que causa sempre polémica é o uso do preto. A nível de protocolo o preto é uma cor exclusiva do luto ou do serviço pelo que não tem lugar numa ocasião festiva.

Claro que falo aqui de protocolo e etiqueta pelo que cada pessoa faz o que entende e juro que não mandei embora nenhum dos meus convidados por usarem essa cor. 

E a Mãe, como se veste a mãe? 

Uma das coisas que me preocupou desde o início foi como me deveria vestir para o batizado do meu filho e procurei bastantes informações sobre esse assunto. 

Apesar de não ter encontrado nada de estabelecido duas coisas me pareceram evidentes desde o início: a modéstia e o conforto.

A modéstia foi um critério importante pois considero que a cerimónia religiosa assim o exige e porque a estrela da ocasião estava demasiado próxima de mim mas não era eu... e o meu papel é também fazê-lo brilhar. O conforto é fundamental sobretudo quando o pequenote tem uma energia enorme e adora correr para todo o lado. 

A nível de cores os tons brancos e pastel parecem-me aqueles que estão mais em acordo com a cerimónia e com o papel que temos nela. São geralmente cores que remetem para a alegria e para a renovação. 

Claro que os modelos devem corresponder a cada mãe, já que cada uma de nós é diferente. Considero que são as ocasiões festivas as que mais nos permitem mostrar a nossa identidade através dos nossos looks.

Apesar de estarem muito na moda, considero os looks matchy-matchy pouco adequados para uma festa de batizado já que infantiliza a mãe ou torna a criança demasiado adulta e não a apresenta como uma pessoa à parte (o que é exatamente o contrário do que estamos a celebrar). Mas isto é apenas uma opinião.

Deixo-vos com alguns exemplos de outfits de mãe de batizando. Espero que ele possa servir de inspiração para algumas de vós e não deixem de o partilhar com a mãe do futuro batizando que está meio perdida!

Se outros posts sobre vestuário e etiqueta e protocolo vos interessaria deixem nos comentários que farei todo o gosto em criá-los! 

 

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub