Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Preparar um batizado #1

Dizem que "o bom filho a casa torna" e cá estou eu de volta a esta casa que tanto já me deu. Com mais ou menos consistência, com mais ou menos pressão, com mais ou menos hesitação recomeço a aventura no ponto onde a deixei. 

Deixo uma palavra de agradecimento a uma amiga muito querida que me fez ver que os blogs fazem sentido quando crescemos com eles e que me decidiu a voltar a esta atividade que me dá tanto. (Estás a ver como te ouço de vez em quando?) 

E com o aproximar da abertura da "wedding season" trago-vos um post sobre batizados

Durante esta ausência tivemos a honra de festejar o batizado do nosso querido menino. Um momento feliz mas que confesso stressante, sobretudo depois de termos casado dias antes do confinamento de 2020. 

O batizado aconteceu sem grandes incidentes mas parece-me importante, tal como fiz para o casamento, propor-vos algumas sugestões sobre a sua organização. Quem sabe possa assim ajudar alguns de vós. 

 

- A Cerimónia Religiosa:

O batizado é uma cerimónia religiosa pelo que esta parte da celebração não deve ser deixada de lado de forma alguma.

Ao contrário do casamento, que pode ser festejado de forma cívil ou mais atualmente através de cerimónias laícas, o batizado é uma prática cristã e quem escolhe fazê-lo deve ser responsável por essa escolha (mesmo que nos tenhamos de adaptar a uma regra ou outra). 

Preparar as leituras com o celebrante, escolher as músicas e ornamentar a igreja são, na minha opinião, fundamentais para que a festa seja ainda mais bonita. E mesmo que não conheçam nada de nada haverá com certeza alguém proximo a vocês que ficará feliz em ajudar e aconselhar. 

 

- A Vela de Batizado:

A vela de batizado é, mais do que o fato ou as lembranças, uma recordação à vida (ou caso a criança seja educada na religião católica um investimento que vai acompanhá-la ao longo da vida cristã).

As opções são mais do que muitas mas nós, depois de muita hesitação, optámos por algo personalizado e contamos com a triguh.com para a sua realização. A Beatriz, que eu nem conheço nem sabe que tenho um blogue, foi rápida, eficiente e super simpática pelo que só vos posso aconselhar os seus serviços. 

 

- O Copo de Água:

Fizemos a escolha de realizar a receção e o almoço num restaurante. Para a decoração optámos por algo simples e elegante em tons de branco, verde e dourado... as mesmas do nosso casamento mas isso é porque eu sou mesmo muito fã deste estilo de cerimónia.

Para o Bolo de Batizado é sempre melhor escolher algo em altura para ficar mais visível nas fotos e para quem está longe. Um bolo demasiado baixo parece ao longe um bolo de aniversário e verificámos por nós próprios que é bem verdade, e portanto o decorador deu-nos a dica relativamente a tempo mas que não nos foi possível colocá-la em prática. 

 

Se o batizado requer menos organização do que um casamento, a verdade é que também exige algum esforço para que os nossos convidados se sintam honrádos pela presença e para que nas nossas memórias seja guardado com um dia lindo e feliz.

Todas os extras como decoração, lembranças, fotografos e companhia são bem vindos mas não obrigatórios.

Posso garantir-vos que o batizado do meu irmão, portanto modestamente realizado no jardim dos meus pais e o copo de água preparado por um pequeno catering são uma excelente recordação na memória familiar e portanto já se passaram quase vinte e cinco anos desde essa data.

Deixo também uma pequena nota para os convidados. Independentemente das vossas crenças religiosas não se esqueçam de que os pais daquela criança vos deram a honra de vos convidar para aquele dia que, para eles, é importante. Por isso honrá-os em retorno participando em todos os momentos da celebração e respeitando as suas crenças. 

E por aí, batizados em vista este ano?

Estou a preparar uma segunda parte sobre este tema, nomeadamente sobre como se vestir para um batizado. E já que revirei meia internet para escolher o que deveriamos levar aproveito para vos trazer algumas informações que possam ser úteis! Até lá deixo-vos um grande beijinho e um até breve!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub