Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Dom | 30.08.20

Possibilidade de Escolha

Nala

Uma das coisas que mais me espantam é a nossa incapacidade para aceitar a possibilidade de escolha, seja a nossa própria escolha ou a recusa de quem nos cerca dessa mesma probabilidade.

Em relação à nossa própria capacidade de escolha temos dificuldades em assumi-la primeiramente porque isso nos faz sair de forma deliberada da nossa zona de conforto, e isso é muito difícil. Em seguida escolhas exige-nos responsabilidades! 

Assumo que nem sempre é fácil escolher. Por mim falo já que tenho uma série de escolhas para fazer e ando há demasiado tempo a empurra-las com a barriga. Quando escolhemos temos de lidar com incertezas, inseguranças, sentimento de perda e medo do futuro. Mas, mesmo que nunca sejamos capazes de praticar uma escolha, ao menos que nunca nos esqueçamos que temos uma. 

E depois temos a negação da nossa possibilidade de escolha por parte de quem está à nossa volta. Neste caso podem fazê-lo por conforto mas também por desconhecimento. 

Existem muitas pessoas que, pura e simplesmente, já esqueceram que têm essa possibilidade e agem como se os outros não a tivessem. E é-lhes impossível compreender isso pelo que, a melhor forma de lidar com elas é sendo firme e recordando que as escolhas são possíveis, por muito pequenas e limitadas que nos pareçam. 

As outras apenas desejam proteger-nos ou agir em proveito próprio, por muito que nos amem. Mas, apesar do valor que os outros têm na nossa vida, somos nós os comandantes deste barco. 

De qualquer forma, tirando as situações muito extremas, temos sempre alguma forma de comando na nossa vida: seja a nível profissional como pessoal. É preciso ter coragem e franqueza e o resto acontecerá. 

escolha.jpg

Photo by Vladislav Babienko on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.