Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Qui | 23.07.20

Organização da Roupa: Como fazer a roupa durar mais tempo

Nala

É ponto assente que cá em casa somos um bocadinho para o "sovina" no que a roupa diz respeito. 

E uma boa parte dessa "avarice" vêm essencialmente do facto de termos muito cuidado com as nossas peças de roupa e que, em consequência disso, ela dura muito tempo. E são algumas dicas para que a vossa roupa dure mais tempo que vos trago hoje.

'Bora lá:

 

- Respeitar as regras de lavagem:

Não é preciso ler uma etiqueta de uma ponta à outra mas é extremamente necessário respeitar os tecidos e as regras de lavagem (a temperatura máxima de lavagem, a possibilidade de passar a ferro ou não...); 

 

- Escolher o bom suporte para arrumar a roupa:

Até há bem pouco tempo atrás tinha tendência a pendurar algumas peças de malha em cabides. Esse é um erro enorme pois os fios começam a perder tensão e a malha dura menos tempo.

Por isso optem por colocar os vossos casacos tipo cardigan ou as vossas camisolas de malha dobradinhas dentro de gavetas ou em prateleiras e guardem os cabides para outras peças que possam ficar suspensas sem que a gravidade e o seu próprio peso lhe sejam prejudiciais;

 

- Não misturar cores:

Sabemos que quando a preguiça aperta e a roupa para lavar não é muita despachamos tudo numa só máquina mas não respeitar as cores, misturando cores claras com escuras, pode mesmo estragar a peça... e quem gosta de ver um branco amarelado ou avermelhado?

 

- Evitar muita exposição solar:

Depois da roupa lavada, corremos a colocá-la ao Sol para que fique seca depressa. No entanto a exposição solar pode ser bastante nefasta para as cores das roupas (especialmente as escuras) por isso prefere as sombras ou as horas em que o Sol têm menor intensidade;

 

- Deixar as peças respirar:

Existem tecidos, especialmente os mais nobres como linho, seda ou couro, que precisam de respirar.

Por isso evita deixá-los fechados em sacos de plástico (como os das lavandarias) e de preferência coloca-os ao ar de vez em quando. 

 

- Abrir os armários:

A humidade também estraga a roupa por isso não te esqueças de abrir frequentemente o teu armário e colocar as tuas roupas ao ar para que elas possam secar e respirar especialmente se viveres numa região muito húmida. 

Ninguém gosta de cheirar a mofo e ainda menos perder a sua blusa preferida para as nódoas de humidade. 

 

- Adaptar a utilização das peças:

Não adaptar a nossa roupa à ocasião pode deixar-nos pouco à vontade e ainda pode danificá-la. Por isso deves escolher as peças não só em função do que tens vontade de vestir mas também em função do local onde vais ou do que vais fazer.

Assim como não faz sentido levarmos sapatos "agulha" para um jardim (quem nunca estragou uns escarpins lindíssimos no cocktail de um casamento que se acuse?) não faz sentido levarmos um vestido de linho branco para um churrasco em família onde está o teu sobrinho que passa o dia agarrado às tuas "saias"... 

 

- Cuidar as peças sensíveis:

Todos temos aquela blusa muito sensível em caxemira ou um top em seda que amamos de paixão (e que esperamos que valham o preço e durem uma vida inteira) por isso, e em caso de dúvida na hora da lavagem, melhor lavá-las à mão e com um detergente adaptado do que estragá-las na máquina de lavar.

Pessoalmente, e caso seja um vestido de cocktail ou uma peça para uma ocasião mais especial, levo-as à lavandaria. Senão. e caso tenha preguiça ou seja mais do que uma peça, lavo na máquina mas num programa especial para roupa sensível

 

- Respeitar a limpeza a seco:

Casacos de Inverno são normalmente passiveis de ser limpos a seco.

Por isso façam o favor de respeitar essa recomendação. Pode sair mais caro mas a peça será facilmente rentabilizada caso o façam. Senão o resultado pode ser desastroso (já testei, por isso sei do que falo)! 

 

- Comprar de forma inteligente:

É impossível fazer durar uma peça se a sua qualidade no momento da compra já não for grande coisa.

Claro que não precisamos de comprar tudo de muito boa qualidade mas podemos fazer atenção aos tecidos e aos acabamentos na hora da compra. 

Existe roupa de excelente qualidade mesmo em lojas de fast-fashion e vale a pena passar em duas ou três marcas diferentes e comparar.

Mesmo que custe alguns euros a mais uma peça de melhor qualidade é sempre melhor rentabilizada. 

 

E foram estas as minhas dicas para que a roupa dure mais tempo (e acreditem que tenho peças com 8 ou 9 anos, na maioria de fast-fashion, e que estão em muito bom estado).

E por aí, quais são as vossas dicas no que a cuidados de roupa dizem respeito?

tratar da roupa.jpg

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nala

    26.07.20

    Um enorme beijinho, minha querida!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.