Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 08.04.21

Organização da Roupa: Como escolher antes de comprar

Nala

Aí as roupas... Quem nunca chegou a um armário cheio e se viu sem rigorosamente nada para vestir?

Cá em casa, por razões económicas, ecológicas e sobretudo porque nos faz sentido, somos bastante cuidadosos na nossa roupa que, de uma forma geral, nos dura bastante tempo. (Ok, às vezes dura tempo a mais porque temos pena de nos desfazer mas quem nunca, não é?)

Uma das coisas mais importantes para a roupa durar mais tempo é o bom cuidado que lhe devemos dedicar e sobre isso já vos fiz um post anteriormente

No entanto é impossível fazer durar roupa que já é de má qualidade.

Por isso hoje trago-vos algumas dicas que eu tento colocar em prática antes de comprar roupa de forma a que as peças me durem mais tempo e que eu me sinta super bem com elas. 

Apesar de serem dicas básicas e bastante faladas em todos os blogs, canais de youtube ou artigos de revista quer especializadas em moda, quer em lifestyle ou organização tenho a impressão que a grande maioria das pessoas as desconhecem ou não lhes prestam a devida atenção. 

Preparados?

 

- Privilegiar a qualidade à quantidade:

Procuro comprar sempre peças de maior qualidade, com tecidos mais nobres e cujos acabamentos sejam mais perfeitos mesmo que isso implique um investimento maior. Para compensar esse possível gasto inicial compro muito menos em quantidade.

Mas atenção que dinheiro nem sempre é sinónimo de qualidade de roupa pelo que não se deixem ir sempre na cantiga das "marcas" porque pode não ser a melhor opção! 

 

- Examinar a Roupa com Tempo:

Um dos nossos maiores erros na hora de comprar roupa é a precipitação. 

É importante verificar bem a roupa que compramos: os seus acabamentos, possíveis imperfeições ou forma de cair no corpo para termos a certeza de que aquela peça é rentável. Por isso aconselho-vos a não comprar roupa nem numa hora muito concorrida nem durante uma hora de almoço em que o tempo escasso. 

Este ainda é um dos meus principais problemas mas que melhora pouco a pouco 

 

- Saí uma lista:

Ora eu, como mulher das listas, tenho uma lista das peças que me faltam ou daquelas que tem de ser substituídas. Assim sei o que me faz falta, quando me faz falta e não corro o risco de repetir compras.  

Outra vantagem de fazer uma lista é que, em caso de dúvida para presentes de aniversário ou de Natal, os vossos companheiros/as podem facilmente encontrar uma ideia que será seguramente um sucesso. 

 

- Comprar peças simples ou que combinem com o que já tem:

Não há nada de mal em comprar peças mais trabalhadas desde que conheçamos o nosso guarda roupa mas, a verdade, é que um dos nossos maiores erros é comprar coisas que depois não combinam com absolutamente nada. 

Uma camisola, uma mala ou o que quer que seja só é rentabilizada se tivermos com a qual a meter em valor. Por isso não compres por impulso mas adapta aquilo que compras ao que já possuis, ao teu estilo e às tuas reais necessidades. 

Um bom método para aplicar esta dica é a constituição de um armário cápsula, que eu não faço, mas que a Patricia Costa já nos apresentou tão bem! 

 

- Arrumar o armário:

Não, não estou confusa apesar de este tópico parecer estar aqui a mais. 

A verdade é que precisamos de conhecer o nosso armário para podermos usufruir dele.

Por isso elimina as peças que já não te servem ou que pura e simplesmente já não te correspondem assim como as que estão estragadas e são irreparáveis. Só com um armário limpo é que podemos colocar em prática as dicas anteriores. 

 

Espero que este post vos tenha agradado. Não deixem de partilhar comigo as vossas próprias práticas no que toca a conservar e a comprar roupas. A nossa carteira e o meio ambiente agradecem! :)

Um grande beijinho e até ao próximo post! 

alyssa-strohmann-TS--uNw-JqE-unsplash.jpgPhoto by Alyssa Strohmann on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.