Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Sex | 22.05.20

Organização da Cozinha: Como cozinhar sempre, sem desperdiçar nada

Nala

Um destes dias uma colega de trabalho perguntava-me como me organizava para levar sempre comida para o trabalho, nunca indo ao refeitório do pessoal ou comer uma sandes no bar do hospital.

Essa pergunta fez-me pensar pois, se é verdade que cá em casa é algo natural, nem sempre é fácil gerir uma cozinha sem pecar por excesso nem por defeito. No entanto, e como sabemos, tempo é dinheiro e desperdício alimentar é a evitar ao máximo. 

Aqui ficam as nossas dicas: 

 

- Lista de Compras:

É bem sabido por todos aqueles que seguem este blog há já algum tempo que eu sou a mulher das listas. Por isso uma lista de compras não pode faltar nunca cá em casa. 

Começámos a realizá-la inicialmente com recurso ao Google Keep mas, desde o início do confinamento e para não andarmos com o telefone na mão no supermercado, passámos à lista em papel o que nos corresponde ainda melhor. 

Pessoalmente utilizamos post-it, que deixamos à mão e sempre acompanhado de uma caneta, e anotamos imediatamente tudo aquilo que acábamos. Fazemo-lo imediatamente e para que não hajam falhas. 

Pode parecer difícil mas é apenas um hábito a adquirir.

 

- Alimentos não perecíveis de avanço: 

Não gostamos de fazer stocks muito grandes em casa. Em primeiro lugar porque nos falta espaço e em segundo lugar porque simplesmente achamos que não vale a pena. 

No entanto abrimos uma pequena excepção para produtos não perecíveis como a massa, o arroz e a farinha, os quais temos sempre um pacote de avanço. Para um melhor controlo em relação à lista de compras, escrevemos mal deitamos a embalagem usada no lixo e antes de abrirmos a nova. 

 

- Consumir alimentos mais frágeis primeiro: 

Um outro hábito que temos cá em casa é consumir em primeiro lugar os alimentos que se estragam mais facilmente como, por exemplo, os morangos. Assim de certeza absoluta eles não se estragam e não mandaremos nenhum para o lixo.

Comprar apenas as quantidades necessárias e guardá-las convenientemente são também necessários para evitar o desperdício. 

 

- Refeições pré-preparadas de avanço: 

Por norma tudo o que é massa para quiches é feita em casa. O que fazemos normalmente é que, e por serem preparações que dão trabalho e sujam bastante, quando as fazemos, fazemos uma boa quantidade que dividimos e congelamos. 

Se tivermos oportunidade preparamos rissóis, panados e coisas do género que sejam fáceis de cozinhar de avanço e colocamos no congelador. 

Também guardamos sobras de frango assado que desfiamos e outras pequenas quantidades de ingredientes no congelador. Assim se quisermos fazer, por exemplo, uma quiche é só preparar a massa, juntar o que temos com um ovo, natas e queijo e levar ao forno. Fácil não?

 

- Refeições prontas congeladas: 

Por norma é ao fim de semana que cozinhamos mais. O que fazemos a maior parte das vezes, e sempre que a congelação seja possível, é cozinhar duas porções para cada um e mais outro tanto para congelar. 

Pratos como lasanha, bacalhau com natas ou cakes salgados são excelentes opções de pratos que suportam a congelação.

Nos nossos hábitos sempre que uma refeição congelada saí é sempre reposta na mesma semana. E assim nunca nos falta comida, mesmo quando a preguiça ou a falta de tempo apertam. 

 

- Facilitar-se a vida: 

Ao fim de semana passamos mais tempo na cozinha mas, durante a semana, nem sempre temos tempo ou vontade.

Por isso temos mais ou menos umas 15 receitas que vamos fazendo, alternando e adaptando aos ingredientes que temos em casa e aos legumes de época. Assim poupamos tempo, dinheiro e investimos na nossa saúde. 

Uma boa opção é ter sempre sopa ou saladas devidamente lavadas e acondicionadas. Elas serão excelentes opções para completar o jantar e consumir as doses recomendadas de frutas e legumes

 

E por aí, quais são as vossas dicas para se facilitar a vida na cozinha, sem desperdício nem falta de ingredientes? 

Espero que este tipo de posts sobre organização de tempo e da casa sejam também do vosso agrado. 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

organização cozinha.jpgPhoto by Jason Briscoe on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

14 comentários

Comentar post