Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Dom | 08.12.19

O verdadeiro Natal espelha-se em quem cresce! - O Natal da Maribel

Caixa n.º 8 do Calendário de Advento da Nala

Nala

Mais uma vez, sou desafiada para escrever em blogue vizinho, desta vez o convite veio por parte  da nossa querida Nala e a proposta refere-se ao tema do Natal. Muito obrigada pelo carinhoso convite.

Que tema mais docinho e quentinho para este inverno, portanto, venha daí a reflexão e a escrita!

A época do Natal, enche o nosso espírito de alegria, mas a maior felicidade e animação está no coração das crianças, que anseiam as férias e o dia de Natal com enorme emotividade.

Para as crianças, receberem presentes de Natal é excelente, mas preparar a casa, com a árvore de Natal, o Presépio… também lhes enche os corações! Estarem reunidas em família, receberem os mimos dos mais velhos, partilharem as brincadeiras com outras crianças, descansarem da escola nos dias de férias,… tudo isso alegra a alma de quem cresce!!!

Aprendo imenso com elas e claro, sobre o Natal não foi exceção!!! São lições de vida que guardo como tesouros… partilho aqui um bocadinhos destes tesouros guardados:

Aprendi que não existem brinquedos para meninos ou meninas, os desejos por brinquedos em nada refletem o género… Quando perguntei a um menino de 4 anos qual o presente escolhido para o Natal:

_ Coisas da barbie.

Aprendi que existem crianças que não recebem presentes porque as família têm poucos recursos financeiros… Quando perguntei a uma criança de 6 anos qual a prenda que recebeu:

_Nada, não havia dinheiro.

Aprendi que mais do que presentes o importante é a partilha familiar… Quando perguntei a um/a estudante de 11 anos como foi o Natal:

_ É sempre espetacular, vou a casa dos meus tios, estou com o meu padrinho e com os meus primos, fazemos muitas brincadeiras…

Aprendi que no Natal a vontade de partilhar aumenta, assim como a necessidade de ser solidário com os outros… Quando falei com um/a estudante de 9º ano sobre o Natal:

_ Vamos recolher roupas e brinquedos para doar…

Por tudo isto, aprendi que o Natal é sinónimo de amor e partilha, é família é comunhão, é alegria… é muito mais do que o espírito consumista que o comércio pretende incutir… e, se educarmos para tudo isto, teremos, no futuro, adultos conscientes e de grande humanidade. Para que, quando a uns falte os outros deem… Para que, todos se respeitem… para que haja mais convívio e menos prendas…

Aprendi que este é o Verdadeiro Espírito de Natal!

paige-cody-bdse1gz3EPg-unsplash.jpg

Photo by Paige Cody on Unsplash

Se ainda não conhecem o blog da Maribel Maia "Educar (com) Vida" passem imediatamente por lá!

A Maribel dá-nos, em todos os seus posts imensas informações sobre como lidar e educar crianças e jovens e faz um trabalho de serviço público no seu blog, onde distribui conselhos e ideias para pais, educadores e todos aqueles que têm crianças proximas com um entusiasmo e uma paixão que só podem resultar em algo grandioso. 

Desejo-te Maribel um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de motivação e paixão. Um grande beijinho, minha querida! 

 

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2