O Prazer de Confiar em Si Mesmo
Ao longo dos anos vamo-nos contando muitas vezes a história da necessidade de apreciação pelos outros.
Alguns diram que nem por isso, que fazem o que lhes dá na cabeça sem pensar em mais nada mas a verdade é que esta característica tão humana advém da nossa necessidade de pertença e das vantagens que o facto de fazer parte de um grupo trouxe à espécie humana.
E, por isso mesmo, tentamos fazer um esforço para ser agradáveis aos membros do "grupo" e ficamos meio "sentidos" quando aquilo que afirmamos ou que representamos não é aceite por aqueles que estão à nossa volta.
Pessoalmente já vos falei muitas vezes desta minha necessidade de agradar e do facto de ela nem sempre me ter trazido coisas boas. Apesar de ter sempre feito as minhas escolhas pela minha própria cabeça, a verdade é que as opiniões de quem estava à minha volta me fizeram sofrer, por momentos.
E a unica razão pela qual isto é possível é ter confiança em si mesmo e fazer um balanço justo e honesto de tudo o que já se conseguiu até agora.
E quando isso acontecer a resposta estará dentro de nós.
Porque não está errado fazer-se perguntas, não está errado sofrer-se um bocadinho com a falta de apoio alheio, especialmente quando ele nos é tão necessário. O que está errado é que nos esqueçamos do que somos e nos menosprezemos ao ponto de esquecer todas as conquistas alcançadas até aqui.
Porque de uma coisa tenho a certeza todos temos do que nos orgulhar, seja muito ou pouco e as maiores aprendizagens advém das maiores dificuldades!
Photo by Brett Jordan on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.