Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

O Natal enquanto emigrante - O Natal de A dESarrumada

Caixinha n.º 22 do Calendário do Advento da Nala

Antes de mais queria deixar um obrigada à querida Nala pelo convite para escrever um textinho para o seu cantinho, um blog cheio de positivismo e que adoro ler! Não sabia muito bem o que escrever sobre o Natal , visto ser uma época que não tenho festejado muito, nos últimos anos, com a família.

Cheguei a França há 5 anos e desde logo vivi o meu primeiro Natal longe da família. Apercebi-me que, entre trocas e troquinhas de férias com os colegas, nem sempre ia ser fácil passar o Natal em Portugal. E apercebi-me agora ao escrever este texto, que, em 5 anos, só passei esta época uma vez em Portugal.

Emigrar é isso, é um contrato que assinamos com a nossa vida, supostamente para a melhorar financeiramente, e pessoalmente, mas às vezes, demasiadas vezes, esse contrato vem com umas letras muito pequeninas, às quais eu chamo carinhosamente de "a cláusula da distância".

Esta cláusula da distância diz-nos, ou pelo menos disse-me - que nestas coisas só posso falar por mim - que vamos distanciar-nos de muitos problemas que há no nosso país, mas que vamos atrair uma distância física de alguns eventos familiares. Sendo um deles, o Natal.

Sim, viver o Natal enquanto emigrante é saber que por vezes vamos estar longe. Mas, ter a certeza que, apesar de longe, quem importa estará sempre pronto para nos receber "de volta".

Beijinhos a todos e Feliz Natal!

aaron-wilson-qIHtrP2V3C8-unsplash.jpg

Photo by Aaron Wilson on Unsplash

A dESarrumada é uma das bloggers mais conhecidas do Sapo. Se ainda não conhecem o blogue dela "O Diário de uma Desarrumada" (o que eu dúvido) não deixes de passar por lá. 

Quando lhe falei deste Calendário do Advento ela disse-me logo que sim e abrilhantou-nos com um texto tão sentido e um bocadinho diferente do seu registo habitual. Este texto toca-me de uma maneira muito especial pois, tal como ela, também eu abracei a emigração em detrimento dos momentos em família e entre amigos. 

Minha querida dESarrumada não sei se este ano passas o Natal por terras lusas ou não mas, independentemente, de tudo desejo que a Magia do Natal ilumine os teus dias e que o novo ano seja maravilhoso. 

Um grande beijinho, um Feliz Natal e um ano de 2020 cheio de coisas boas! 

 




4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub