Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 10.12.19

O Natal... à francesa!

Caixinha n.º 10 do Calendário do Advento da Nala

Nala

Cheguei a França há 5 anos, no final do mês de Novembro, por isso deparei-me logo com as diferenças que existem entre o Natal Francês e o Natal Português. 

É de notar que, pelo facto de virmos da mesma cultura judaíco-cristã faz com que as árvores de Natal e os presépios façam parte da decoração de Natal das famílias.

Existem, no entanto, muitas famílias que preferem trocar o aconchego do lar por uma férias na Neve, especialmente nos Alpes e nos Pirinéus, de forma a aproveitar a neve e a possibilidade de praticar desportos de Inverno. 

De uma forma mais tradicional a Noite de Natal em França é festejada em família e têm o nome de "Reveillon de Noel".

Os pratos típicos desta época são o "Foie Gras", o salmão fumado e as "Coquilles Saint-Jacques" (as nossas "vieiras"). As ostras são também rainhas nestes dias de festa e os "escargots". Tudo isto em entrada e acompanhado de champanhe, a bebida tradicional de festa.

Nos Natais mais tradicionais é o Perú com Castanhas o prato principal, mas pode ser facilmente substituido por outra carne branca, como o famoso frango "de Brest". 

A sobremesa principal são os "Troncos de Natal" que podem ser de todas as cores e sabores, em versão bolo ou gelado. Outras pequenas doçarias enriquecem a mesa de Natal tal como as "Orangettes" (laranja confitada e coberta de chocolate), frutos secos, "pain d'épices" e chocolates de todas as formas. 

Tal como nós, os franceses (pelo menos os mais tradicionais) dão muito valor aos momentos passados à volta da mesa e trocam presentes entre si. No caso deles fazem-nos essencialmente de manhã antes do "brunch" ou do almoço em família. 

Espero ter assim partilhado convosco algumas das tradições francesas de Natal. 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.