O Natal... à francesa!
Caixinha n.º 10 do Calendário do Advento da Nala
Cheguei a França há 5 anos, no final do mês de Novembro, por isso deparei-me logo com as diferenças que existem entre o Natal Francês e o Natal Português.
É de notar que, pelo facto de virmos da mesma cultura judaíco-cristã faz com que as árvores de Natal e os presépios façam parte da decoração de Natal das famílias.
Existem, no entanto, muitas famílias que preferem trocar o aconchego do lar por uma férias na Neve, especialmente nos Alpes e nos Pirinéus, de forma a aproveitar a neve e a possibilidade de praticar desportos de Inverno.
De uma forma mais tradicional a Noite de Natal em França é festejada em família e têm o nome de "Reveillon de Noel".
Os pratos típicos desta época são o "Foie Gras", o salmão fumado e as "Coquilles Saint-Jacques" (as nossas "vieiras"). As ostras são também rainhas nestes dias de festa e os "escargots". Tudo isto em entrada e acompanhado de champanhe, a bebida tradicional de festa.
Nos Natais mais tradicionais é o Perú com Castanhas o prato principal, mas pode ser facilmente substituido por outra carne branca, como o famoso frango "de Brest".
A sobremesa principal são os "Troncos de Natal" que podem ser de todas as cores e sabores, em versão bolo ou gelado. Outras pequenas doçarias enriquecem a mesa de Natal tal como as "Orangettes" (laranja confitada e coberta de chocolate), frutos secos, "pain d'épices" e chocolates de todas as formas.
Tal como nós, os franceses (pelo menos os mais tradicionais) dão muito valor aos momentos passados à volta da mesa e trocam presentes entre si. No caso deles fazem-nos essencialmente de manhã antes do "brunch" ou do almoço em família.
Espero ter assim partilhado convosco algumas das tradições francesas de Natal.