Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

As histórias, o dia a dia e as experiências de uma Portuguesa, expatriada em Lyon (França). Porque a nossa casa é onde nos sentimos bem... e onde somos felizes!

O Futuro começa agora...

13.08.19 | Nala

Passamos a nossa vida inteira à espera de algo que acontecerá no futuro.

Estamos sempre à espera que ele nos traga o tempo, o dinheiro ou a motivação para concretizarmos aqueles projetos que temos em mente. Mas, a verdade é que a única coisa que fazemos para conseguir alcançar esse projeto "de futuro" é mesmo só esperar. 

Relembro-vos de uma célebre frase que os nossos pais nos diziam quando estávamos na escola: "tens de trabalhar e estudar para seres alguém na vida".

Se nenhum de nós ligava grande coisa aquele discurso, e se sabemos bem que a nossa vida profissional não foi assim tão influenciada pelas notas que tínhamos na escola primária, a verdade é que ele carregava todo um outro significado: Se queremos atingir os nossos objetivos não podemos esperar por amanhã, devemos começar já hoje. 

Com a entrada na adolescência e na vida adulta temos tendência a esquecer esse conselho. Antes pelo contrário, a nossa vida é mais do género: fazer tudo à ultima da hora. E ainda esperamos que o futuro nos ajude a ser mais organizados, a ter mais tempo livre ou a correr menos contra o relógio... um bocadinho contraditório, não? 

Mas a questão principal é mesmo se temos de esperar pelo futuro para começar a lutar pelo que queremos? 

Ora vejamos: 

Quantas vezes desejamos perder peso mas deixamos a dieta para a próxima semana?

Quantas vezes queremos melhorar a nossa forma física mas decidimos que é melhor esperar pela mudança de estação para isso?

Quantas vezes queremos aprender uma atividade nova e adiamos por falta de tempo ou de dinheiro para comprar materiais ou ir fazer um curso?

São tantas as vezes que isso acontece, não é verdade? E depois todos sabemos o que aconteceu: a dieta não começou, o desporto nunca foi feito e o tão desejado curso ficou na prateleira dos sonhos inacabados a "ganhar pó". 

E se nos apercebêssemos finalmente de que o nosso futuro já começou: que o ótimo é inimigo do bom e que posso, simplesmente, começar por cortar o açúcar das minhas refeições já hoje. E que posso abdicar do carro e andar mais a pé... e que até posso ler, pesquisar e assistir a cursos online sobre aquele hobbie que eu quero tanto experimentar, enquanto economizo para fazer um curso presencial. 

Não estaremos assim desta forma a ir na direção do futuro que queremos ter  com a única diferença de que deixamos de esperar e passamos a agir?

Por isso deixa-te de tretas e faz qualquer coisa em direção aos teus sonhos: rouba 10 minutos na agenda hoje, mete 5 euros de lado amanhã... e assim conseguirás ter no futuro aquilo que desejas e que está ali mesmo ao teu alcance. 

Porque, nunca te esqueças, o futuro começa agora! 

E o desafio fotográfico #quenuncanosfaltemsorrisos continua no Instagram. Adicionem e sigam-no por lá.

 

 

20 comentários

Comentar post