Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Sex | 21.02.20

O Facebook têm os dias contados...

Nala

Sou uma utilizadora de redes sociais há já muitos anos. 

Cresci com o Hi5 e continuei com o Facebook (e linkedin, e instagram...). A minha conta data de 2007, na altura em que era uma estudante universitária feliz e despreocupada. 

Ao longo dos anos partilhei muita coisa nessas redes sociais: as minhas conquistas, as minhas aventuras e desventuras. Fiz imensas publicações, criei imensos álbuns com diferentes níveis de privacidade. Sempre achei estas redes "o máximo", especialmente porque me permitia partilhar os meus "bons momentos" com os outros, em prioridade amigos próximos e família. 

Fiz, como todos nós, várias publicações "por vaidade": para mostrar os bons momentos, os sítios giros onde ia... No entanto, ao longo dos últimos anos, tenho colocado este lado "cool" do facebook em causa. 

Deparei-me com muita coisas minha que não quero partilhar nas redes sociais, nem mesmo com os amigos mais próximos, reparei no ridículo que é, aos meus olhos, partilhar tudo e mais alguma coisa. E estou cada vez mais distante das redes sociais... 

Prefiro partilhar as coisas boas com uma mensagem escrita ou um telefonema, mesmo que seja mais demorado. Prefiro desejar "Feliz Aniversário" a quem realmente é importante de forma personalizada e não numa página pública. Prefiro estar sossegada na minha vida do que me deparar com todas as partilhas dos "amigos". 

Apercebi-me que me incomoda quando partilho algo e existem comentários que chegam de pessoas que eu nem fazia questão de que soubessem o que se passa... Sim, parece ridículo mas quantas vezes isto não me aconteceu já: achar que estava a escrever para amigos e vêm a "não sei das quantas" que sabemos que só lá está porque tivemos vergonha de dizer que não dar um ar de sua graça?

Já há algum tempo que penso em "apagar" a minha conta e não o faço por hábito. Porque aquele gesto inconsciente de pegar no telemóvel e ver as novas publicações é fácil e ajuda a passar o tempo.

Mas há-de chegar o dia em que vou "cortar os laços" e o facebook terá os dias contados... por enquanto limito-me a diminuir as visitas e a limitar o número de publicações pessoais.

E vocês, qual a vossa relação com as redes sociais: addicts ou não utilizadores? 

austin-distel-tLZhFRLj6nY-unsplash.jpg

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Nala

    21.02.20

    Para os aniversários dá jeito, efetivamente. Mas sinceramente os "importantes" sei todos de cor.
    Um grande beijinho Tita!
  • Imagem de perfil

    Tita Vicente

    24.02.20

    Eu sou uma cabeça no ar, sei meia dúzia... Sou mesmo péssima a decorar datas!!

    Beijinhos
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.