O Doce sabor do chocolate
Um destes dias, depois de jantar, levei um bocadinho de chocolate à boca como faço muitas outras vezes. Normalmente trata-se de um ato quase mecânico mas naquele dia, vá-se lá saber porquê, estava connectada e atenta ao que estava a fazer.
E soube-me particularmente bem aquele pedaço de chocolate, pela simples razão de estar atenta e presente naquele momento e desperta para as emoções que ele me despertava. E isso nem sempre acontece...
São muitas as vezes em que quando comemos, falamos ou olhamos a paisagem o fazemos de forma "desligada" e com a cabeça cheia de pensamentos sobre o passado e o futuro. E nesse entretanto, aquilo que está à nossa volta perde importância e não lhe damos o devido valor.
O que me propus, a partir daquele dia, foi de conectar-me com o presente, prestar a devida atenção ao que está à minha volta: aos sabores, às cores, ao vento frio da manhã ou à beleza da chama da vela que acendo por hábito, quando ponho a mesa da cozinha.
Porque a vida é tão curta e não podemos fazer nada nem para mudar o passado, nem avançar já para o futuro e precisamos de estar mais aqui e agora. O que nos permitirá (re)descobrir tantas coisas como o doce sabor do chocolate!
Photo by Tetiana Bykovets on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.