Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Sab | 12.12.20

Natal: Solidariedade ou Hipocrísia?

Post n.º 12 do Calendário do Advento da Nala

Nala

O Natal é uma altura do ano onde se fala de solidariedade. É também a altura do ano que muitos apelam de hipócrita porque "só se lembram dos pobres no Natal".

Se é verdade que se podia fazer mais e melhor também é verdade que o ótimo é inimigo do bom. 

Pessoalmente parece-me preferível ser solidário ao longo do mês de Dezembro do que nunca...

E são tantos os críticos que se recusam a dar no Natal porque é hipocrisia e não compartilham nada o resto do ano porque é responsabilidade do governo, das associações, do presidente da República ou de qualquer outra pessoa. 

Pessoalmente dou no Natal, tal como no resto do ano, quando a ocasião se apresenta e, infelizmente as ações de solidariedade são pouco ou nada publicitadas, especialmente quando não têm bons "embaixadores". 

É uma sorte ter o necessário para si, o suficiente para partilhar. É uma sorte poder preocupar-se em comprar presente de Natal para os filhos, os maridos, os pais e os amigos quando ao nosso lado há quem mal tenha para pôr comida na mesa. E há tanta gente que trabalha tanto e mal consegue chegar ao final do mês...

Se não confias em associações podes sempre fazer a tua própria partilha por ti mesmo. Conhecerás tu ou alguém em quem confies um caso de quem precise mesmo de ajuda e, quem sabe, seja pobreza encoberta e só precise de uma mãozinha neste exato momento para dar a volta por cima!

Por isso, independemente de ser vista como hipócrita ou não, sinto tanta alegria em partilhar e adoçar um bocadinho um Natal alheio!

E por aí: participam em campanhas de solidariedade no Natal, ajudam alguém que conhecem na vizinhança ou simplesmente nem pensam no assunto?

leone-venter-mTkXSSScrzw-unsplash.jpg

Photo by Leone Venter on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

4 comentários

Comentar post