Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 18.08.20

Não fazer nada é tão bom!

Nala

Vivemos na época das correrias, dos objetivos a cumprir sem parar e dos horários apertados.

A nossa vida passa a uma velocidade incrível e é impressionante como, nem o facto de termos estado vários meses em confinamento, nos fez sair deste modo de vida acelerado. 

Durante muito tempo a única coisa que me fazia sentido era ter uma vida carregada mas apercebi-me rapidamente que correr por todo o lado e fazer tudo perfeitamente me era impossível. Se há uma certeza que tenho sobre mim própria é que pressão e cansaço são inimigos destruidores. 

Por isso, e se tal como eu precisas de tempo para ti, para te reencontrares e para te sentires feliz na tua própria vida deixo-te aqui algumas boas razões para "não fazer nada" nem que seja durante 20 minutos por dia.

Caso, pelo contrário, aches que a vida só faz sentido na correria pode ser que estas boas razões te convençam!

 

- Não fazer nada é bom para a saúde:

Estar constantemente sujeito a stress é bastante prejudicial para a saúde já que pode provocar aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares e dores de cabeça entre outros. 

Permitir-se uma pequena pausa para relaxar de vez em quando, de preferência sem pensar em nada será portanto um ótimo investimento na nossa saúde. 

 

- Não fazer nada ajuda a criar novos planos, objetivos...:

São vários os autores que defendem que devemos aborrecer-nos se queremos ser produtivos.

Em período de internet e de estímulos sem pausa permitir-se não fazer ajuda a desenvolver a imaginação e daí a desencantar novas coisas para fazer vai um passo. 

 

- Ajuda a dormir:

Aparentemente fazer pausas durante o dia para se acalmar ou mesmo fazer uma micro-sesta depois do almoço ajudam a diminuir o stress e a melhorar o ciclo de sono. Porque não experimentar?

 

- Mudar a perspetiva:

Quando estamos num turbilhão de atividades as coisas até correm bem mas assim que há um pequeno problema sentimos que, rapidamente, tudo deixa de fazer sentido e ficamos como que perdidos.

Parar e relaxar em silêncio nem que seja por dez minutos ajuda a dar "dois passos atrás" e a mudar a perspetiva em relação aos problemas. 

 

- Mostrar confiança pelos outros:

Este é um dos pontos mais cruciais do meu ponto de vista mas não é, no entanto, um dos mais abordados neste tipo de post.

Uma das razões pelas quais "não temos tempo para nada" é porque acreditamos que temos de fazer tudo sozinhos para que fique perfeito.

Se, pelo contrário, decidires que precisas de um bocadinho mais de tempo para ti vais precisar de delegar algumas destas tarefas aos outros. E com isto "matas dois coelhos numa cajadada só" pois ganhas tempo para ti e, ao mesmo tempo, mostras confiança e responsabilizas as pessoas que fazem parte da tua vida. 

 

E tu, tens mais alguma boa razão para acrescentar? Não deixes de partilhar connosco a tua relação com o "não fazer nada" nos comentários. 

Um grande beijinho e até breve! 

nao fazer nada.jpg

Photo by STIL on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

15 comentários

Comentar post