Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Maquilhagem: benção ou pecado?

Não, este blog não passou a ser um blog de moda e beleza apesar de um dos meus grandes prazeres na vida ser o skin-care

A maquilhagem é um incontornável para a maioria das mulheres e vêm de muito, muito longe. Todas temos a imagem de uma Coco Channel, de uma Marilyn Monroe ou mesmo de uma Jackie Kennedy apresentando belas imagem que conjuga roupa, sapatos e maquilhagem. 

Desde há uns anos para cá a maquilhagem tem, no entanto, ganho uma conotação negativa muito por ter sido associada à instrumentalização do corpo da mulher e a uma pressão social para estéreotipos de beleza.

Foram mesmo várias as personalidades públicas que juraram a pés juntos nunca mais se maquilhar, como por exemplo a cantora norte-americana Alicia Keys

Mas, apesar de tudo isso, muitas mulheres continuam a sonhar e a dedicar-se à maquilhagem. Entre elas eu própria! (E é a partir daqui que este post vai criar polémica...)

Um dos grandes problemas deste tipo de "movimentos feministas" (e muitos outros movimentos sociais que vêm aparecendo ao longo dos anos) é o facto de serem tão sensacionalistas e culpabilizantes como os que pretendem combater, exatamente por serem preto ou branco e esquecerem as nuances de cinzento. Ora o Mundo é sobretudo cinzento... 

Uma das razões pelas quais continuo a maquilhar-me e não tenciono deixar de o fazer, é que maquilhar-me me faz bem, me faz sentir bem. E se me faz sentir bem porquê abandonar? 

Quando me maquilho sinto-me mais feminina, mais responsável e sobretudo dá-me a sensação (que por vezes preciso) de sentir que não tenho medo de algo quando afinal até tenho (quem nunca?).

E isso não tem a ver com padrões de beleza ou de exigência. Tem a ver sobretudo com o tempo que dediquei a preparar-me de manhã, ao cuidado com que escolhi as cores, as texturas e os materiais e à sensação de confiança que esta sensação prévia me transmite. 

E se me sinto mais mulher que alguém que não se maquilha? De forma nenhuma. Aliás a minha própria mãe é o antítese de mim mesma nesta área e podem ter a certeza, que uma vez que me deu vida, não ponho nunca a sua feminilidade em causa.

O que vos quero deixar como mote de reflexão é a análise crítica destes movimentos sociais e de tudo o que nos entra pelos olhos através das hastags e da televisão.

Neste caso específico se forem do tipo de mulheres que não gostam de se maquilhar não usem maquilhagem... nada é tão bonito como uma mulher natural e que se assume como é.

Se, como eu, gostam de maquilhagem força nisso, maquilhem-se e sejam felizes. Sem culpas.

Se são homens (porque também há muitos homens que se maquilham) aproveitem e explorem este universo delicioso. 

Porque nada nesta vida bate uma pessoa (homem ou mulher) que se sente realizada, seja de que forma for. Por isso façam as vossas escolhas, responsabilizem-se plenamente por ela e sejam felizes.

Neste caso específico com ou sem maquilhagem! 

Beijinhos e até ao próximo post!

maquilhagem.jpgPhoto by freestocks on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

15 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub