Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Manter a harmonia entre o Casal... em teletrabalho!

(ou para casais que trabalham juntos... como foi o nosso caso)

Com a "quarentena" foram muitos os casais que se viram obrigados a conviver 24 sobre 24 horas juntos. O que pode nem sempre ser fácil especialmente quando estamos sujeitos ao stress do teletrabalho, ao medo do desconhecido e à ansiedade de ver os planos e objetivos parados. 

 

Por aqui não foi excepção e, apesar de não estarmos em teletrabalho, temos alguma experiência do que é trabalhar juntos, o que nos permite saber o que é conviver com o outro o dia inteiro e lidar com todos os fatores negativos e positivos que daí advém.

 

Apesar do fim do estado de emergência e de podermos pouco a pouco retomar as atividades profissionais, ainda vamos ser "convidados" a ficar em casa por bastante tempo achei pertinente partilhar convosco algumas estratégias que fomos melhorando ao longo dos anos e que nos permitem manter uma relação equilibrada e saudável. 

 

- Ser Paciente:

Ser paciente é a primeira regra de qualquer relação e torna-se particularmente importante quando passamos por momentos de tensão. O segredo é não tomar como pessoal uma resposta um bocadinho mais seca ou uns momentos de silêncio e dar espaço ao outro para se acalmar sozinho. 

Nem sempre é fácil mas é muito eficaz.

 

- Escutar:

Cá por casa eu sou daquelas que nunca me calo mas tenho uma certa tendência para não escutar ou interromper. Apesar disso nunca ter sido uma real fonte de conflito foram várias as vezes em que acabei com uma conversa exatamente assim... 

Não ouvir o que nos dizem é chato e pode mesmo demonstrar falta de interesse. Por isso, se gostam tanto de falar como eu, prestem atenção a este ponto. 

 

- Atividades em conjunto:

Fazer algumas atividades juntos é extremamente enriquecedor para qualquer casal. 

No entanto é importante que essas atividades correspondam aos dois e, se não for o caso, que se encontre um compromisso do género hoje vemos o filme que tu queres, amanhã vemos a peça de teatro que eu quero. A ideia é ser ganhador-ganhador e nunca um a minimizar os seus desejos aos do outro

 

- Espaço pessoal:

Aqui está um dos pontos que me parecem mais dificeis de gerir para um casal, especialmente quando não têm o hábito de passar tanto tempo juntos. 

Como trabalhávamos juntos, desde cedo percebemos que cada um precisava do seu tempo e das suas atividades sozinho e que isso não faz mal nenhum, antes pelo contrário. Por isso aqui em casa não é inabitual estar cada um envolvido na sua atividade durante algum tempo e isso dá-nos a possibilidade de pensar e aliviar as tensões do dia a dia e aproveitar realmente o tempo em conjunto sem "nuvens negras". 

 

- Interesses diferentes:

Um bocadinho no seguimento do que foi dito anteriormente é importante que cada um cultive os seus próprios interesses.

Dando o nosso exemplo pessoal por aqui enquanto ele é mais matemáticas, lógicas, geopolítica e engenharias os meus interesses são mais nas áreas da psicologia, sociologia, ética, decoração e coisas de miúdas (roupas, perfumes, etc...). E isso, ao contrário de nos criar problemas, permite-nos diálogos sobre temas e descobertas bastantes interessantes. 

E por aí, quais as estratégias para manter a dinâmica de casal a funcionar mesmo em tempos de "proximidade excessiva"? 

Sigam também as Crónicas a partir das redes sociais instagram, pinterest e facebook

Um grande beijinho e até ao próximo post!

casais em quarentena.jpg

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

 

 

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub