Inspira, Respira e Não Pira!
Por vezes temos dias difíceis, em que todos os problemas do Mundo caem sobre os nossos ombros. Mesmo cheios de boa vontade e de energia seremos rapidamente ultrapassados pelos acontecimentos e pelas solicitações e o comum dos mortais vai acabar estourado e à beira de um ataque de nervos.
O que vos proponho hoje são as 5 técnicas que eu uso para controlar as emoções e conseguir "sobreviver", de preferência sem ter esgotado as minhas reservas de energia, a esses dias. Até porque, como eu digo sempre, "trabalho para viver e não vivo para trabalhar".
- Planificar e Priorizar: Quando as solicitações não param de chegar e o tempo é escasso tento parar, planificar e priorizar. Ter clareza em relação ao que é mais urgente é meio caminho andado para começar a "desatar o nó" que promete ser esse dia.
- Fazer uma pausa: Sim, eu sei que parece uma sugestão idiota mas, se te deixares arrastar pela espiral do muito trabalho e pouco tempo acabarás em desespero e tudo será muito mais difícil. Muitas vezes fazer uma pausa, apanhar ar ou beber um café permitem-te olhar para as coisas com uma certa distância e melhorar a tua performance.
- Delegar tarefas: Sabes aquela máxima do "queres o trabalho bem feito fá-lo tu"?!
Eu sou a primeira a defende-la com unhas e dentes mas, em casos excepcionais, dou a mão à palmatória e delego algumas funções (ok, ok... normalmente são as que me parecem menos importantes, não se pode pedir tudo a uma rapariga que já foi quase uma viciada em trabalho...). Fazer isso permite-me ganhar tempo e disponibilidade mental para as tarefas que precisam mesmo de ser bem feitas.
E, a não ser que trabalhes mesmo sozinha, tens sempre forma de delegar esta ou aquela coisa a alguém.
- Comunicar: Nos dias em que tenho mesmo muito trabalho pendente e os pedidos para fazer mais isto ou mais aquilo não param de chegar, comunicar com as equipas é essencial. Primeiro porque eles te podem ajudar a priorizar mas também para dividir claramente tarefas e não irem três pessoas fazer a mesma coisa.
- Sorrir: Parece difícil sorrir quando não sabes para que lado te virar, não é? Eu compreendo.
Mas a verdade é que, quanto mais sorrires mais te sentirás seguro e confiante e, em casos extremos, esta pode ser a tua "bóia de salvação" do dia. E também, sejamos honestos, se estiveres de mau humor isso não te vai ajudar!
Quando comecei a pôr em prática estas cinco ideias elas pareciam-me ridiculas mas a verdade é que não só resultam como me baixam imenso os níveis de stress quando o trabalho aperta. E por aí, quais são as vossas dicas e estratégias para manter o "sangue-frio" num dia daqueles no trabalho?
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.