Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Hakuna Matata

... Ou como às vezes temos de assumir responsabilidades!

Fui recentemente ao cinema ver "O Rei Leão". Como já devem ter percebido pelo nome com que assino os posts é "o" meu filme de animação de sempre. 

Se adoro a Nala e o Simba, o Timon e o Pumba e o seu "Hakuna Matata" são os meus personagens preferidos. 

Aquela ideia da vida despreocupada, de adolescente, sem grandes preocupações sem ser desfrutar é tentadora, não é? Pois... quem nunca desejou ver passar os seus dias num oásis a divertir-se e a comer, como se de umas grandes férias se tratasse?!

Acho que o "Hakuna Matata" é um bom lema de vida, ele é importante para a nossa estabilidade, para que possamos descansar e recuperar forças para o que ai vêm.

Mas, a verdade é que não pudemos viver constantemente neste espírito de "Hakuna Matata" pois não? A não ser que não o nosso objetivo de vida seja exatamente esse de viver como um eterno adolescente. 

E entretanto dei por mim a ver o filme e a refletir na forma como a nossa vida é feita de Hakuna Matata (no mau sentido, claro).

Hoje em dia é quase normal ouvir as pessoas a queixarem-se de tudo e mais alguma coisa. Fazer uma crítica é quase impensável pois daí vai resultar uma espécie de "trauma emocional". Mostrar a alguém que está errado é a mesma coisa que ter de ouvir que "cada um pode dizer o que quer".

No fundo passamos a nossa vida a ter de ter cuidado com o que dizemos pois frustração, desconforto e falha são temas absolutamente "Tabu" nos dias que correm. 

Se acham que estou a pintar o quadro demasiado negro olhem à vossa volta. e façam uma pequena análise de quem vos rodeia. 

Este mês dediquei o blog a temas como conquista de objetivos, definição de prioridades, vencer os nossos medos... em resumo: Assumir a Responsabilidade da nossa vida. 

E para que isso aconteça pelo temos de sair desse "Hakuna Matata" permanente em que nos encontramos e assumir definitivamente o nosso lugar na sociedade, na nossa família e, mais importante que tudo, na nossa própria vida. 

Temos de parar de nos desculpar constantemente com a preguiça, a sorte ou a falta de oportunidades ou "cunhas". Se é fácil? Não é nada fácil, dói para caraças. Se temos todos as mesmas oportunidades? É claro que não! A vida não é justa e todos sabemos disso.

Mas sinceramente serve de alguma coisa espalharmos essa injustiça aos quatro ventos em vez de tentarmos fazer alguma coisa para mudar a nossa sorte?!

Não te digo que seguindo exatamente aquilo que escrevi nos posts anteriores atingirás a tua vida de sonho. Esse trabalho é teu e só teu. E ainda para mais existem coisas que nunca conseguirás atingir e, por vezes, até vais descobrir que nem era assim tão importante. 

Mas podes ter a certeza que quanto mais assumires a responsabilidade da tua vida em mãos e mais trouxeres os teus valores e as tuas capacidades para a melhorar, mais conseguirás ter uma vida da qual te orgulharás. 

Portanto deixa-te de cenas, guarda o Hakuna Matata dentro do teu coração, e faz como o Simba. E ainda acrescento uma pequena coisa para reflexão: "Há muita gente má no Mundo, mas o mais grave são todas as pessoas boas que não mexem uma palha e que deixam o mal se espalhar!" 

Por isso responsabilidade é precisa, e já! 

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos. 

 

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub