Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Emily... e os clichés (contém spoilers)

A visão da Série pelos olhos de uma Portuguesa em França

Olá a todos! Tendo em conta a necessidade de uma nota mais positiva à hora em que a França se reconfina trago-vos um post sobre a série do momento: "Emily in Paris"

Se ainda não a viste, e pretendes ver, aconselho-te a parar por aqui a leitura do post porque tem spoiler!  

Duas pequenas precisões em relação a este post: em primeiro lugar adorei a série. É leve, ligeira, bem disposta e faz-nos sonhar! Em segundo, e para aqueles que não me conhecem, sou uma portuguesa que vive em França há cerca de 6 anos e em Lyon desde 2016, pelo que já começo a conhecer um bocadinho os "usos e costumes". 

Pessoalmente acho que a série está tanto cheia de clichés sobre os franceses, como sobre as jovens americanas ou as raparigas que desejam ser digital influencers

Decidi no entanto escolher alguns dos pontos mais criticados pelos franceses em geral e parisienses em particular sobre a série para comentar convosco. 

Antes de começar deixo-vos apenas uma pequena chamada de atenção. Como tudo o que passa em França a Netflix fez uma dobragem para francês da série o que faz com que a história tenha sido alterada. Na versão original Emily não fala francês mas, na versão dobrada, fala... 

Apesar de não ter visto esta versão acredito que essa possa ser uma das razões pelas quais a visão da história seja tão diferente conforme a versão vista. Pessoalmente, e depois de perguntar a alguns franceses (não parisienses) a sua opinião é de que a série é cheia de clichés mas não ofensiva e consideram-na ligeira e divertida. No entanto todos eles a viram na sua versão americana. 

Preparados para os nossos clichés?! 

 

- Começar a trabalhar às 10h da manhã: Se é falso que em França se começa a trabalhar tão tarde não deixa de ser verdade que, pelo menos pela minha experiência, há muito o hábito de primeiro fazer a "Pause-Café" e só depois se começar a trabalhar a sério. Por isso considero esse cliché meio-meio; 

 

- Os Franceses são uns sedutores natos: Se na série parece que todos os homens são belos e sedutores a verdade é que essa parte é mesmo mito! (Por experiência própria já que me casei com um português que conheci em França)  E já agora fiquem a saber que nem toda a gente têm a sorte de ter um vizinho girissimo como Emily...

 

- Os franceses não gostam de quem não fala francês: Os franceses preferem alguém que saiba falar francês e, em alguns casos, podem ser mesmo um bocadinho "mauzinhos" quando sentem que a pessoa não está muito à vontade com a língua (felizmente são uma minoria).

Sempre considerei que este facto se deve a uma certa inaptidão cultural para falar línguas estrangeiras e uma antipatia histórica com tudo o que os liga a Inglaterra.

Aposto que, se a história fosse real, teriamos muitas pessoas a abandonar a sala na primeira reunião de Emily com a equipa da "Savoir".

Outra situação que pode ser mal compreendida na série é quando Emily compra o seu primeiro "Pain au chocolat" e é mal recebida pela senhora da padaria. Para mim (e para pelo menos mais duas ou três bloggers ou youtubers estrangeiros que vivem ou conhecem bem a França ou os franceses) esse "mau atendimento" devesse sobretudo ao facto de Emily não ter dito "bonjour" (bom dia), o que por aqui é considerado de extremo mau gosto.

Uma dessas estrangeiras (de origem norte-americana) falava mesmo do facto de, nos EUA, o "bom dia" numa situação semelhante não ser necessário pelo que, para Emily, não haveria falta de educação... 

 

- O apartamento de Emily: O apartamento de Emily tem uma vista lindissima e é uma "chambre de bonne" (apartamento da empregada em tradução direta e que se situa nas águas furtadas dos prédios parisienses).

Em primeiro lugar é de notar que a bela vista dos apartamentos de Paris é um super cliché, já que há uma boa parte que dão para muros, para o prédio em frente e por aí fora.

E a segunda precisão é que, um verdadeiro apartamento nos telhados, é bastante pequeno, com mais ou menos 9m2 e com a casa de banho partilhada pelos habitantes dos apartamentos do mesmo andar. Ora Emily têm um grande apartamento (para os tamanhos médios no centro de Paris) e uma casa de banho própria... 

 

- As mulheres francesas andam sempre bem vestidas: Todas as personagens femininas francesas da série, como Camille e Sylvie, aparecem sempre extremamente elegantes e bem vestidas e dão vida ao verdadeiro cliché de que todas as francesas são uma Coco Channel em potência o que não é, de todo, uma generalidade. 

 

- Vinho, Champagne e Tabaco: Na série beber vinho, champagne e fumar são descritos como habituais entre os franceses que os vêem como sinónimo de boa vida. 

Se é verdade que beber um copo de vinho faz parte desta cultura e é indissociável de uma boa refeição. No entanto fumar é exatamente igual ao que se passa em Portugal (com as mesmas restrições) e o champagne é guardado para os dias de festa. 

 

- Aparece uma Paris "falsa": Esta têm sido uma das maiores críticas feitas à série pelos franceses que acusam a série de mostrar uma Paris muito romanceada.

Infelizmente, no meu ponto de vista, nos últimos anos Paris têm perdido alguma da sua beleza e os noticiários mostram cada vez maiores problemas na cidade (urinóis públicos, gilets jaunes...).

Eu, quando vejo a Paris da Emily, sinto-me com vontade de morar lá. O que nunca me passaria pela cabeça na Paris "real". 

 

E por aí, fãs da Emily ou nem por isso? 

Um grande beijinho e até ao próximo post :)

Emily-em-Paris.jpg

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

 

 

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub