Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Ter | 02.03.21

E se tentássemos compreender?

Nala

Li recentemente um texto onde se falava do papel que o sentimento de incompreensão têm nas birras, e consequentemente, na educação das crianças. 

Se é irrefutável que este sentimento pode fazer sofrer uma criança e fazê-la reagir como pôde (secando-nos muitas vezes a paciência, bem entendido) também não deixa de se puder trazer essa mesma lógica para a nossa vida adulta. 

Oferecendo-me uma pequena pausa para auto-reflexão consegui reconhecer vários momentos ao longo dos últimos tempos em que as minhas reações, muitas vezes nem sempre as melhores, se deveram a um sentimento de não ser devidamente ouvida ou compreendida.

Ao mesmo tempo consegui reconhecer vários outros momentos em que eu mesma não ofereci compreensão ou uma simples tentativa de escuta ativa para com aqueles que estão à minha volta. 

E daí sobressai uma falta enorme de capacidade de escuta e sobretudo de ouvir tudo o que me dizem até ao fim. E esse "defeito" não é só meu... 

Conheço pessoas que jurariam a pés juntos serem ótimas ouvintes (aposto que alguns de vocês desse lado dizem exatamente isso, e se realmente for o caso ainda bem :) ) mas é certo que os nossos estilos de vida demasiado ocupados, demasiado conetados e ridiculamente apressados nos fizeram esquecer desta capacidade que no entanto é tão nossa. E o isolamento social que vivemos há quase um ano não veio de todo ajudar a melhorar as coisas... 

E por aí são bons ouvintes ou por vezes esquecem-se de "ouvir" as razões dos outros?

Beijinhos e até ao próximo post

alexander-krivitskiy-xFHdhnBJLu8-unsplash.jpg

Photo by Alexander Krivitskiy on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

8 comentários

Comentar post