E se em vez de deitar fora ou vender... doássemos?
Caixinha n.º15 do Calendário de Advento da Nala
Muito se fala de "minimalismo" e de "destralhar". Aliás desembaraçarmo-nos das coisas que nos enchem a casa e o armário é palavra de ordem nos dias que correm. E muitas vezes o fim é o caixote do lixo ou os sites de vendas online.
Hoje deixar-vos uma sugestão que, apesar de não ter nada a ver com Natal, me faz todo o sentido que entre neste "Calendário do Advento".
Quando mudámos para a mesma casa deparamo-nos com um problema: tinhamos tudo em dobro. Ou então tinhamos coisas das quais não necessitavamos pelas mais diversas razões.
Depois de muito reflectirmos decidimo-nos a doar as coisas que tinhamos a mais a associações de caridade. Pareceu-nos evidente que, uma vez que a vida nos tinha feito o "presente" de termos uma relação estável e uma casa pronta, podiamos nós também contribuir à felicidade de uma família em necessidade ou ao apoio financeiro de um projeto de solidariedade social.
E se bem o pensámos, melhor o fizemos: escolhemos uma associação cujo projeto social nos parecia interessante e que nos dava perspectivas de fazer boa gestão da mercadoria doada. E, quando penso naquilo que demos, sinto-me tão feliz por poder ter ajudado realmente alguém.
Se, também vocês, têm bens a mais e que podem doar procurem na vossa zona associações que as possam recolher e dar-lhes uma nova vida. E, se calhar, tornar mais feliz a vida de alguém: seja no Natal ou fora dele!
Photo by Tim Marshall on Unsplash