Diferentes papéis, novas funções...
Ao longo da vida assumimos diversos papéis: somos filhos, netos, irmãos de alguém. Esses papéis, apesar de nem sempre fáceis, são claros e deixam-nos poucas margens para dúvidas. Afinal antes de nascermos já éramos filhos e netos de tais pessoas.
Há medida que vamos crescendo este círculo cresce: chegam os amigos, os colegas, os namorados, as famílias que se agrupam...
Todas essas pessoas que chegam à nossa vida, e que nem sempre escolhemos ter por perto, vão obrigar-nos a um processo de adaptação constante e a desafiar os limites e as crenças que temos sobre nós mesmos e sobre os outros.
Por elas acabamos por assumir diferentes papéis, alguns dos quais só ouvimos falar aos outros sem nunca o termos assumido.
E esses papéis, que estão associados a certas "funções" acabam por nos causar dúvidas e precisamos de tatear um bocado para aprendermos a conquistar o nosso próprio espaço, isto tudo numa complexa e constante adaptação em que não queremos ofender ninguém, nem ir contra nós próprios.
Estas novas relações, que são ao mesmo tempo excitantes e difíceis podem impulsionar-nos para fora da nossa "zona de conforto" e entrar em conflito com os nossos hábitos e preconceitos.
E daí surge uma mistura de desconforto e desafio que nos permitirá crescer a cada dia e encontrar formas de negociação e compromisso. E isso todos os dias da nossa vida...
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.