Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 27.05.21

Dar um ar novo a roupas usadas em três tópicos

Nala

Muitas vezes guardamos roupa no armário e ela acaba por amarelecer, outras vezes compramos roupa em segunda mão (ou passam-nos roupa em segunda mão) e ainda mais comum passam-se roupa de crianças entre irmãos ou entre amigos e pretendemos que ela fique com um aspeto mais "limpo" e "novo" por muito que ela já não seja novinha "a estrear". 

Uma das coisas mais importantes quando se fala de roupa (e que pretendemos que ela dure) é de escolher roupa de qualidade e seguir as devidas instruções de lavagem

Para vos ajudar a tratar da roupa em segunda mão, numa altura em que a minha casa parece a "Aldeia da Roupa Branca" trago-vos algumas dicas para que as vossas peças usadas pareçam mais "novas". 

 

- Usa e Abusa do Bicarbonato de Sódio:

Cá em casa é a minha astúcia número 1 no que diz respeito a roupas claras.

Uma boa dose de bicarbonato, um bom bocado "de molho" e lavar em seguida com o nosso detergente normal e mais uma colher de sobremesa de bicarbonato fazem milagres pela roupa, tira as nódoas amarelas da conservação, não danifica as fibras e ainda é ecológico e barato.

O que pedir mais?

 

- Fazer pequenos arranjos: 

Não é porque uma roupa é de "segunda mão" que tem de se ver ao longe.

Todos nós temos em casa um pequeno estojo de costura que podemos usar para fazer pequenos arranjos (pregar um botão, dar um pontinho numa bainha e por aí fora).

Caso a peça precise de mais arranjos e o teu jeito é parecido com o meu, ou seja inexistente, podes sempre levá-lo a uma costureira ou pedir a alguém que te faça esse favor (não te esqueças é de agradecer convenientemente à pessoa e sobretudo de não abusar); 

 

- Vinagre Branco para roupa desbotada: 

Em caso de as peças estarem um bocadinho desbotadas podemos sempre tentar utilizar vinagre branco e água numa proporção de 50:50. Depois disso é só lavar na máquina. O vinagre branco remove as nódoas, ajuda a dar vida às cores e ainda as protege. 

E não se preocupem que o cheiro desaparece (isto dito por alguém que detesta o cheiro do vinagre).

 

E por aí, quais as vossas dicas para recuperar roupas antigas? Eu deste lado sou "toda ouvidos" no que toca a este tema... 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

janine-meuche-AtalICfdAas-unsplash.jpg

Photo by Janine Meuche on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

11 comentários

Comentar post