Criticar Menos/Elogiar muito mais
Uma boa forma de mudar o Mundo!
Temos a crítica fácil... reparamos exatamente naquilo que está mal e não deixamos de o comentar imediatamente. Quase sempre o fazemos de uma forma inconsciente, como se fosse um traço de carácter que faz parte de nós e ao qual não podemos resistir.
No entanto, pelo contrário, tendemos a ser menos rápidos e desenvoltos no que diz respeito a elogiar. Pesa-nos, é-nos estranho levantar a voz para dizermos algo de bom sobre alguma coisa ou alguém. É quase como se fosse mal visto.
Mas a verdade é que o elogio não é menos importante que a criticar. Pois, se as criticas ditas construtivas servem para corrigir e ajudar a avançar porque não damos força ao que está bem feito? Não faz sentido, pois não?
Então do que estás à espera para mudares isso imediatamente?! Faz um elogio, por mais pequeno que seja, a alguém: aquela colega que fez um trabalho extraordinário ou ao empregado do café que é de uma simpatia extrema. Ou de forma mais intensa ao teu companheiro(a) ou a um grande amigo.
E sabes o que é pior no meio disto tudo? É que vai ser estranho ao inicio, como se o elogio fosse algo obsceno e que tens dificuldade em pronunciar. Mas tornar-se-à mais fácil com a prática. E o Mundo será bem melhor depois!
'Bora criar uma corrente de elogios?
Photo by Nathan Anderson on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.