Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Criar uma Lista de Tarefas Eficaz com 5 Regras de Ouro

A minha paixão por listas é amplamente conhecida. Uso imensos tipos de listas diferentes e que me permitem manter-me organizada e alinhada os meus objetivos e obrigações pessoais e profissionais.  

my-life-journal-OnFW5djcAYc-unsplash.jpg

Photo by My Life Journal on Unsplash

Hoje, no entanto, gostava de abordar um tipo de lista em particular: as listas de tarefas, também conhecidas por to do list, e deixar-vos cinco regras de ouro para que ela seja eficazes e realmente úteis

 

Lista de Tarefas o que é? 

Por lista de tarefas, ou to do list, entendem-se as listas que contém todas as tarefas a realizar seja por um período de tempo, como é o caso das listas de tarefa diárias, ou para atingir um fim específico, como organizar uma festa de casamento.

 

Qual a utilidade da Lista de Tarefas? 

A lista de tarefas serve como "plano de trabalho" e é por isso mesmo que deve conter tudo o que deve ser feito, qual a duração da tarefa e até quando têm de ser realizada.

 

Qual a melhor forma de organizar a Lista de Tarefas?

Todas as tarefas devem ser depois classificadas em três categorias: importantes e urgentes, importantes mas não urgentes e não importantes e não urgentes. Há ainda quem lhe dedique uma quarta categoria de urgente mas não importante, mas que pessoalmente não utilizo.

É através dessa classificação que vamos conseguir estabelecer prioridades e focarmos assim a nossa atenção e tempo disponível naquelas que são mais primordiais. 

glenn-carstens-peters-RLw-UC03Gwc-unsplash (1).jpgPhoto by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

As minhas 5 regras de Ouro para uma Lista de Tarefas eficaz: 

  • Regra de Ouro n.º 1: Estabelece e respeita as tuas prioridades.

Quanto menos dispersares atenção e mais te mantiveres focada nas tarefas certas mais depressa estarás disponível para as restantes tarefas e para dedicares mais algum tempo a ti próprio. Por isso propõe-te um miminho à medida que fores acrescentando checks à lista!

 

  • Regra de Ouro n.º 2: Risca o que já está feito: 

Riscar o que já está feito vai ajudar-nos a ver a nossa progressão e será ressentido como uma espécie de "prémio", o que nos ajudará a manter focados e motivados a continuar e a passar às etapas seguintes. 

 

  • Regra de Ouro n.º 3: Adapta a lista à tua realidade

Uma lista demasiado grande pode ser contraproducente e fazer-te desistir não só dela, como do objetivo a que te propuseste. O que te aconselho é que contabilizes o tempo disponível do teu dia para dedicares a determinado projeto e que o respeites quando elaborares a tua to do list.

Se por exemplo tens um emprego fixo, as tarefas de casa e ainda precisas de te dedicar um bocadinho de tempo a ti próprio, será provavelmente complicado dedicares cinco horas por dia a tarefas relacionadas com a organização da festa de anos da tua irmã.

Se, no entanto, programares desde o início uma tarefa por dia conseguirás ser mais eficaz e eficiente. 

 

  • Regra de Ouro n.º 4: Usa o suporte que mais te corresponde e não aquele que está na "moda"

Pessoalmente uso o bullet journal para criar as minhas listas de tarefas, é um método que me corresponde perfeitamente.

Mas existem inúmeras outras opções mais adequadas a ti, se andar com um caderno atrás não é uma opção: tens por exemplo a agenda, uma simples folha de cálculo excel ou uma aplicação de telemovel. 

Entre as inúmeras aplicações disponíveis para telemovel a minha preferida, pela simplicidade e a funcionalidade, é o Google Keep.  

 

  • Regra de Ouro n.º 5: As Listas de Tarefas estão "vivas"

Uma lista de tarefas não é estanque. É possível que uma tarefa deixe de fazer sentido à medida que avançamos ou que passe de não urgente a urgente. 

A ideia é ires adaptando a lista à tua realidade e ao avançar do teu dia ou projeto. Por isso não deixes de apagar, rasurar, acrescentar ou corrigir os itens que forem necessários para optimizar a tua lista de tarefas.  

jessica-lewis-fJXv46LT7Xk-unsplash.jpg

E por aí, quem utiliza lista de tarefas? Deixem as vossas experiências e opiniões nos comentários. Se este post vos agradou não deixem de o partilhar com amigos e família e não deixem de o seguir! 

 

Encontrem também as "Crónicas" da Nala nas redes sociais: instagram, pinterest e facebook

 

Um grande beijinho, até breve e cuidem-se!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nala 10.04.2020

    Muito Obrigado querida MJP. Um grande beijinho e uma Boa Páscoa para ti e para os teus com muita saúde!

  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mais visitados

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub