Conversas entre Mulheres: Confinamento e Motivação #1
O Testemunho da Rute
O Confinamento e todas as medidas restritivas começam a deixar-nos confusos e desmotivados.
Foi num desses momentos de desanimo, em que me colocava cada vez mais pressão e me perdoava cada vez menos por isso que surgiu esta ideia: Perguntar a outras mulheres como estavam a lidar com este período especialmente conturbado.
Assumimos muitas vezes como verdade absoluta que somos "a nódoa" e que toda a gente se saí melhor do que nós em situações identicas. Mas será que é mesmo assim? Estas entrevistas/testemunhos demonstram-nos claramente que não. Todos temos os nossos dias maus mas podemos escolher deixá-los tomar conta de nós ou não...
Durante as próximas quatro semanas divulgarei quatro testemunhos diferentes, de quatro mulheres diferentes cada uma delas com uma maravilhosa mensagem!
Hoje trago-vos o testemunho da Rute que todos conhecemos graças ao seu blog "O meu maior sonho" e à simpatia que distribui a quem cruza o seu caminho. A Rute respondeu amavelmente às minhas perguntas e deixa-nos uma mensagem importante: Dar-se amor a si próprio é fundamental nesta fase delicada.
Quem é a Rute? Fala-nos um bocadinho de ti e da mulher que és.
Sou a Rute, tenho 39 anos e sou mãe de dois.
Os meus filhos são o meu maior sonho.
Trabalho em Hotelaria desde 2015 e sou blogger desde 2009.
Sou simpática, divertida e persistente em tudo o que faço.
- Este último ano foi cheio de desafios para todos nós. Quais seriam os principais pontos positivos e as tuas maiores dificuldades ao longo dele?
O ponto positivo foi ter tempo em família, com os meus horários de hotelaria nem sempre tinha tempo para os meus filhos e marido.
Na verdade tinha dias que mal os via.
A pandemia trouxe-me tempo em família uma coisa que eu estava a precisar urgentemente.
As maiores dificuldades foi a falta de convívio, beijos e abraços. Adoro socializar e o facto de estar fechada em casa, levou a parte psicológica a ficar um pouco saturada.
- Como mulher fala-nos um bocadinho da tua organização com o trabalho, casa e todos os papéis que desempenhas (mãe, filha, esposa, amiga…). Sentes que consegues encontrar tempo para cuidar de ti ou nem por isso?
Sou muito organizada, faço e penso tudo ao pormenor. Depois também tenho um marido muito presente nas tarefas.
No dia anterior deixo logo a mesa do pequeno almoço preparada, roupa para vestir e se for o caso, marmitas e lanches preparados. Assim as manhãs não são tão caóticas.
Faço as limpezas maiores nas folgas e cozinho de forma a dar para 2 refeições!
Tem dias mais complicados que outros, mas vou sempre arranjando um tempo para cuidar de mim e tomar um belo banho relaxante!
- Qual é aquele momento do teu dia em que te ofereces um bocadinho só para ti… e que se não o tens sentes uma falta terrível?
Os meus filhos agora já são mais crescidos, então consigo tirar mais tempo.
Durante o dia a atenção vai toda para eles, depois de jantar tento ter um momento só meu, para escrever, ler, ver séries etc.
É aquele momento zen do dia!
- Uma das razões pelos quais adoro seguir o teu blog é o teu estilo e a tua forma de estar. Como fazes para manter a motivação na hora de levantar, vestir e arranjar e não sucumbir à tentação do pijama e fato de treino o dia inteiro e esqueceres-te de tratar de ti?
Nesta fase do confinamento é inevitável não aderir ao fato de treino. Como não saímos de casa a vontade de estar com roupa confortável é maior.
Mas tento nunca descuidar a imagem. Faço questão de passar um blush, colocar rimel, brincos, colar e coloco perfumes todos os dias!
Sou um pouco vaidosa e gosto de me sentir bem comigo própria!
- Qual o conselho que gostarias de deixar a todas as mulheres (e homens, claro) que precisam de um incentivo para cuidar de si próprios ou que se passaram para segundo plano devido a todas as restrições e desafios que este último ano?
Nunca deixem de tratar de vós. Sei que por vezes a vontade não é muita mas o amor próprio nesta fase da vida é fundamental.
Cuidem-se, mimem-se e deem muito amor a vocês próprios.
O bem estar é essencial nesta fase do campeonato!
E por aí, gostaram do testemunho da Rute? Na próxima semana haverá mais um testemunho e uma adorável convidada. Até lá não se esqueçam de cuidar muito de vocês!
Sigam a Rute através do seu blog "O Meu Maior Sonho" ou da sua página instagram @omeumaiorsonho
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.