Como preparar uma bela mesa!
As minhas dicas e conselhos
Gosto de uma mesa decorada com gosto não só porque considero uma parte importante da refeição em si mas também porque acho que é uma forma de honrar quem está à volta da nossa mesa e de mostrar gratidão pela comida que temos.
Apesar de associarmos uma mesa elegante a uma "casa rica" e consequentemente a serviços caros, a verdade é que qualquer um de nós pode criar uma bela mesa. Para isso precisa da "base" (pratos, copos...), bom gosto e alguma imaginação.
E é por isso que hoje vos proponho algumas dicas e conselhos para colocar uma mesa de forma elegante mas adaptada à nossa realidade. Porque acredito que é na beleza das pequenas coisas que podemos tornar mais bonita a nossa vida e a daqueles que nos rodeiam.
- A uniformidade da mesa:
Acho que a uniformidade de uma mesa dá-lhe imediatamente um ar mais cuidado e torna-a muito mais fácil de combinar. E pessoalmente prefiro serviços que combinem entre si e em cores mais neutras.
Existem, no entanto, várias opções de mesas com pratos e copos de cores e/ou motivos diferentes mas nesse caso é bastante importante que sejam coerentes entre si. E vão sempre dar um ar mais informal e original à decoração da mesa.
- Escolher os copos certos:
Os copos são fundamentais numa mesa mas também são muitas vezes fonte de dúvida.
Normalmente, e salvo se estivermos mesmo numa situação muito formal, dois copos chegam: o da água e o do vinho.
O segredo é sempre escolher o copo de água primeiro. Se tem pé será forçosamente o maior, se não tem será o último a ser colocado na mesa e alinhado com a faca.
www.weddingomania.com
- Guardanapos e toalhas de mesa: Uma toalha de mesa é a base para uma mesa elegante, especialmente ao jantar. Os guardanapos podem ou não combinar com ela mas devem, como é óbvio, estar em harmonia com o todo.
Pessoalmente prefiro guardanapos em tecido quando tenho visitas ou em ocasiões especiais já que os acho mais elegantes mas guardanapos de papel são igualmente adaptados. Mais uma vez o importante é haver coerência.
- Decoração recuperada... ou natural: Para criar uma decoração de mesa recorro muitas vezes a materiais reutilizados como copos de iogurte de vidro. Cordel, flores secas, frutos secos são também excelentes decorações baratas e acessíveis. O todo adaptado à ocasião que celebramos. Neste caso o pinterest é um amigo formidável já que nos mostra montes de ideias adaptadas a cada situação.
casatreschic.blogspot.com.br
- Apresentação da comida e das bebidas: Utilizar "louça de servir", dar uma renovação no visual das bebidas apresentadas (excepto o vinho, evidentemente) e retirar aquilo que é de compra das embalagens e apresentar em louça (como as batatas fritas, por exemplo) são um último esforço para que a mesa seja ainda mais agradável e bonita.
- "Less is More": Porque quanto mais cuidada e pouco exagerada for a mesa mais funcional se tornará... e isso é fundamental! E ela deve ser sobretudo adaptada à nossa realidade, a quem recebemos em casa e ao tipo de refeição que servimos.
fashionnablehostess.com
Claro que ninguém é obrigado a ter atenção a todos os pormenores quando põe a mesa mas, como disse anteriormente, estas pequenas "atenções" marcam quem está presente e tornam o momento ainda mais especial. E afinal, como bons mediterrânicos que somos, passamos uma boa parte da nossa vida à volta da mesa.
E por aí, gostam de uma mesa bem posta ou "qualquer coisa serve"? Quais os vossos indispensáveis?
Um grande beijinho e até ao próximo post!
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram: há muita coisa a acontecer por lá.