Como lidar com uma "família difícil" no Natal
Caixinha n.º 14 do Calendário de Advento da Nala
Aqui há uns tempos atrás utilizei o Instagram para vos perguntar quais os temas sobre os quais gostariam de ler neste Natal.
A querida Vox Nihili, que é uma leitora assídua não só deste blogue como da página, deu um tema que eu achei extremamente importante: "Como lidar com uma "família díficil" no Natal".
Se é verdade que o Natal é uma época de partilha, de paz e de tranquilidade, a verdade é que muitos de nós sentem um certo receio da Noite da Consoada e os motivos podem ser muitos e variados:
Ter de partilhar uma refeição com aquela tia que não pára de implicar com a nossa maneira de vestir e de falar, enfrentar aquele "primo snob" que é visto como perfeito por toda a família, ou pura e simplesmente ter de lidar com coisas que nos incomodam como o excesso de prendas ou a comida que acaba por se estragar.
Por isso mesmo decidi deixar-vos algumas dicas que vos ajudarão a enfrentar melhor a Consoada e o Dia de Natal quando sabem, à partida, que não vai ser fácil (e que não implicam beber para esquecer):
- Entrar no Espírito de Natal: Uma das primeiras coisas a fazer é "entrar no espírito de Natal" e definir quais as "boas razões" para estar presente. Provavelmente estará lá o teu sobrinho maravilhoso, a tua avó super querida ou aquele tio que já não vês há séculos mas que têm sempre umas histórias super divertidas para contar...
- Sê assertivo: Não é porque é Natal que tens de deixar que as críticas te magoem. Se alguém te fizer um comentário pouco agradável sê assertivo e diz-lhe que dispensas tal comentário. Só tens de fazê-lo de uma forma respeituosa e, se possível, bem humorada.
- Tenta compreender os outros: A mesa farta chateia-te mas para a tua avó é a coisa mais importante do Natal. Tenta compreender as suas razões mesmo que não concordes com elas e foca-te nas coisas positivas que daí advém em vez de "resmungares" no teu canto que é um desperdício e que não faz sentido nenhum. Afinal um sorriso daqueles na cara da tua avó não é uma razão aceitável? De qualquer forma podes sempre dizer-te que agora é assim mas que, quando for em tua casa, será como tu queres.
- Mantém um sorriso na cara: Estares de cara fechada só vai transformar a tua noite "num massacre". Manter a boa disposição e um sorriso no rosto, aproximares-te mais das pessoas da família de quem gostas são uma excelente forma de ignorar o resto e de passar um Feliz Natal. Em caso de te sentires como um verdadeiro "peixe fora de água" podes sempre ir brincar com as crianças. Afinal quem melhor que elas para te fazer sentir o verdadeiro espírito de Natal.
- Procurar alternativas: Em casos extremos, em que te seja mesmo complicado lidar com a família, podes sugerir uma viagem no Natal com a tua família mais próxima ou simplesmente passares o Natal sozinho. Pode ser uma experiência positiva de reencontro contigo mesmo.
Espero que estas dicas vos sejam úteis e que passem umas belas Festas de Natal!
Photo by Rebecca Wiggins on Unsplash