Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Qua | 04.12.19

Colmar - Um dos Mercados de Natal mais bonitos da Europa

Caixa n.º 4 do Calendário do Advento da Nala

Nala

Como amante da época de Natal que sou tinha, desde sempre, o desejo de ir a um grande Mercado de Natal europeu.

E a oportunidade surgiu o ano passado onde tive a oportunidade de aproveitar 4 dias maravilhosos na pequenina cidade de Colmar, na Alsácia- França, onde é feito um dos mais bonitos Mercados de Natal da Europa. 

Para começar tenho de dizer que a pequena cidade é muito pitoresca: com as casinhas típicas daquela região de França e vários canais de água que lhe conferem um ar de contos de fadas. O ambiente é frio mas, sinceramente, acho que isso só nos mete ainda mais no ambiente natalício. 

Este mercado de Natal divide-se em 4 mercados diferentes, espalhados pela cidade. Um especialmente dedicado à gastronomia, outro mais dedicado ao artesanato, um especialmente dedicado aos mais pequenos e o quarto dedicado às decorações de Natal. 

Apesar de a cidade ser pequenina e se poder visitar rapidamente vale a pena aproveitar para ver e rever os comerciantes e descobrir, a cada passagem, coisas mais bonitas. 

Se, com este post vos fiz sonhar, e se têm a possibilidade de vir até este cantinho do céu aproveitar a época natalícia deixo-vos aqui algumas sugestões: 

- Para comer/beber: O Prato típico alsaciano por excelência é a choucrute (uma espécie de couve fermentada) que é normalmente acompanhada por salsichas, bacon e diferentes tipos de enchidos. É de comer e chorar por mais, diz ele.

O foie gras foi também desenvolvido na Alsácia sendo, portanto um excelente sítio para o provar. 

Para uma opção mais fast-food as tartes flambées ou Flammekueche são a opção perfeita. 

Outros pratos típicos são: o baeckeoffe, um tipo de ensopado alsaciano, os spaetzle, uma massa rústica preparada com farinha, creme de leite e ovos, além do Munster fermier típico da região, que é um queijo muito mal cheiroso mas absolutamente delicioso. 

Para os apreciadores de vinho branco o Gewurztraminer e o Reisling alsaciano são opções perfeitas. Para os que gostam de bebidas mais açucaradas encontrarão facilmente vinho quente, sidra ou sumo de maçã quente em todos os mercados de natal. 

Em doçaria podemos render-nos ao pain d'épices e ao Kouglof (brioche com uvas e passas). Também os bolos típicos de Natal da Alsácia são deliciosos e, sobretudo, um excelente souvenir. 

- Para dormir: Como estes dias funcionavam um bocadinho como "Lua-de-Mel" antecipada escolhemos uma "Chambres d'Hôtes" que dá pelo nome de Villa Élyanne.

Com uma localização perfeita pertinho da estação de comboios e do centro da cidade este espaço cheio de histórias marcou-nos de forma muito especial.

É um palacete absolutamente deslumbrante e com uma história fantástica antes e depois da restauração, a dona da casa é super amável e o pequeno almoço foi dos melhores que já comi. 

Espero com este post, e com as imagens que se seguem, vos aguçar o apetite para umas mini-férias em terras francesas. 

DSC_1068.JPG

Ruas de Colmar

DSC_1069.JPG

Casas decoradas

DSC_1071.JPG

Monumentos decorados

DSC_1074.JPG

Casas típicas da região

DSC_1078.JPG

Decorações de Natal

DSC_1104.JPG

A famosa "Choucrute"

Todas as imagens são da minha autoria, no entanto nunca pensei usá-las na criação de um post. Peço desculpa por alguma falta de qualidade que possam encontrar. 

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.