Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Carta ao meu Eu adolescente

O post mais catártico que alguma vez escrevi...

Olá meu "eu adolescente", como vais tu do alto dos teus 16 anos?

Continuas cheia de certezas e de energia, com a cabeça a rebentar de sonhos e aquela arrogância típica dos adolescentes que acham que sozinhos podem mudar o Mundo? 

Não, não te estou a criticar, antes pelo contrário.

Foste uma miúda às direitas: boa aluna, perspicaz, amiga dos seus amigos, que não tinha papas na língua, que achava que ia morrer de amor pelo tipo mais burro e mentiroso que alguma vez tinha passado pela escola e leal como poucos adultos o sabiam ser.

Nunca arranjaste confusões a não ser que fosse para salvar um "pobre e oprimido" e, apesar das "bofetadas de luva branca" e das desilusões nunca achaste que dar uma oportunidade àquela pessoa ou situação fosse uma perda de tempo ou um erro. 

Sabes, às vezes, quando sinto o peso da responsabilidade que a idade adulta me trouxe (ou que eu me impus a mim própria) penso em ti. No que dirias, qual seria a opinião que te sairia disparada, e sem pedir licença, pela boca fora.

E quando isso acontece, quando imagino o que me dirias, recentro-me e foco-me. E avanço. 

Ainda há tanta coisa de idêntico entre nós: continuo a ser uma sonhadora nata, vou casar brevemente com o vestido de noiva que tu escolheste (sim, foste tu e não "eu" quem escolheu aquele vestido, ele é a tua cara, não a cara da adulta demasiado séria que me tornei).

Quando penso em ti redescubro o prazer de ser assertiva e de desprezar, de uma maneira discreta, as regras que precisam de ser desprezadas.

Sabes, o Mundo dos adultos continua louco, ou se calhar ainda está mais louco do que no teu tempo com tantas regras e limites, e politiquices e gente que se esconde para não assumir as suas responsabilidades. Ah como a falta de responsabilidade e de assumir os próprios erros era coisa que te fazia subir às paredes...  

Lembras-te da tua frase: "São as nossas atitudes mais do que as nossas capacidades que mostram quem realmente somos?"* continua a ser o meu mantra. Curioso como em 15 anos tão pouca coisa mudou na minha forma de ver a vida. 

Continuo a adorar, tal como tu, uma bela minissaia e uns ténis coloridos, beber um ginger alle numa esplanada desde que o Sol ponha o narizinho de fora e de estar rodeada dos poucos que me são tanto.

Continuo a ser paciente, mesmo para aquelas pessoas que têm sempre três problemas para a solução que lhes é proposta, apenas pelo simples facto de gostar delas. 

Sabes com as tuas experiências e as tuas decisões, mais ou menos sensatas, continuas a ser uma grande fonte de inspiração.

Porque enquanto tu estiveres dentro da minha cabeça e do meu coração para me relembrar que amor próprio, lealdade, força de vontade e persistência são a base de tudo nada pode correr mal para mim. 

Sabes, meu "eu adolescente" tenho tanto orgulho em ti!

*JK Rowling- "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

hannah-busing-eLxQM3ixbpY-unsplash.jpg

Photo by Hannah Busing on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub