Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 10.03.20

Cansaço não é procrastinação

Nala

Procrastinação é a palavra do momento: todos querem "não procrastinar" e ser o mais produtivos possível. E é quase visto como um crime passar um dia no sofá da sala sem fazer nada, a ler ou a ver uma série ou um filme. 

Para desfazer este mito, em que eu própria já cai, decidi trazer-vos hoje este tema em conjunto com uma grande reflexão. 

Por procrastinação entende-se o adiamento de uma ação e pode resultar em stress, sentimento de culpa ou não cumprimento das ações necessárias. A procrastinação pode ser perigosa se ela impedir que prossiga a sua vida normalmente. 

Ora, se decidirmos ficar um fim de semana no sofá sem fazer nada isso não trará nenhum mal ao Mundo. 

O nosso dia a dia é carregado de stress, de estímulos, de objetivos a serem cumpridos... passamos a vida em aceleração total e tentamos manter-nos em todas as frentes. Queremos a todo o custo ser profissionais de excelência, pais maravilhosos, companheiros incríveis, filhos adoráveis, desportistas, com uma vida social e associativa perfeita... mas esquecemo-nos de que o nosso tempo e recursos são limitados e que já somos enormes por conseguir levar em frente tantos barcos, sem abandonar nenhum. 

Por isso custa-me quando ouço alguém lamentar-se de que passou o dia no sofá, que procrastinou e que num Sábado de descanso não cumpriu tudo aquilo a que se propôs. 

Isso não é procrastinação amigos, é cansaço! E às vezes temos de nos ouvir e tomar conta de nós mesmos se quisermos manter o ritmo frenético dos nossos dias cheios. 

Sinceramente não passar a ferro ou não fazer a corrida matutina do Sábado de manhã não será um problema assim tão grande. É verdade que temos de ser consistêntes e persistentes nos nossos objetivos mas também precisamos de recarregar baterias de vez em quando. 

Por isso, se queres um conselho de alguém que já se culpou por procrastinar demais, lembra-te que só te podes manter ao mesmo ritmo se deres ao teu corpo e à tua cabeça tempo de repouso e de "escape" e que, se num Domingo ao longo de todo o mês, não cumprires uma boa dezena de tarefas não estarás a procrastinar mas provavelmente a dar a ti mesmo o tempo de recuperação de que precisas. 

kira-auf-der-heide-swEpE37HfRc-unsplash.jpgPhoto by Kira auf der Heide on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

7 comentários

Comentar post