Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 31.03.20

Biografias, boas lições de desenvolvimento pessoal

Nala

Um dos meus principais hobbies é a leitura. Sou menina para ler mais ou menos 3 livros por mês o que, tendo em conta que leio maioritariamente em francês, é considerável. 

Aprecio vários géneros literários: romances, ensaios históricos, fantasia, livros técnicos e de áreas tão diferenças como psicologia, sociologia, desenvolvimento pessoal, ética e história, entre outros livros aos quais deito a mão. 

Recentemente desenvolvi uma grande paixão por biografias.

Gosto delas porque me motivam, porque me mostram que todas as pessoas cometeram erros ou tiveram maus momentos, que falharam mas que deram a volta à situação e que se levantaram da queda mais determinadas do que nunca. 

Gosto de biografias porque gosto de gente de verdade. De gente que chora, que ri e que não desiste nunca. 

Em todas as biografias aprendi alguma coisa completamente inesperado sobre o seu "personagem principal": Winston Churchill mostrou-se um artista dotado de um sentido de estética maravilhoso e o psicanalista Jung, de quem vos falei num artigo sobre favoritos, um homem que foi tantas vezes vítima da sua própria imprudência mesmo sendo detentor de uma inteligência extraordinária. 

Porque estas histórias são autênticos exemplos de vida, de sucesso, de trabalho duro, de desespero e, na maior parte das vezes, de muito trabalho e dedicação. E essa receita "do sucesso" aprendesse melhor quando é exemplificada... é por isso que uma biografia bem feita, de preferência por pessoas próximas da pessoa retratada ou pela própria, pode ser mais enriquecedora do que qualquer livro de desenvolvimento pessoal. 

E vocês gostam de biografias ou nem por isso? Quais são as pessoas biografadas que mais vos surpreenderam?

moritz-kindler-B3KpvfiGPIQ-unsplash.jpg

Photo by Moritz Kindler on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.