Avignon
Visitar a "Ville des Papes" em três dias
Tinhamos uma semana de férias de Verão no início de Julho mas, pelas mais diversas razões, decidimos que ir a Portugal não seria uma boa ideia.
Sendo assim optámos por visitar a cidade francesa de Avignon, uma cidade de Provence localizada no sudeste do paás e acessível de comboio a partir de Lyon (e também de Marseille, caso pretendam viajar para esta região).
Avignon é conhecida como "La Ville des Papes" (a Cidade dos Papas) devido ao facto de ter sido habitada por papas entre de 1309 a 1423 (os dois últimos papados corresponderam ao Grande Cisma de Ocidente, época em que a Igreja Católica Ocidental esteve dividida em duas).
Toda a arquitetura religiosa de época e que está muito bem representada na cidade. O seu monumento mais importante é o "Palais des Papes" que é uma mistura de fortaleza militar com um Palácio, e é uma delícia para todos aqueles que gostam de história e de bela arquítetura.
Para juntar à magia do local o empréstimo de tablettes que permitem aos visitantes visualizar em 3D a organização, o mobiliários e as pinturas da sala.
A famosa Ponte de Avignon, ou Ponte de Saint Bénézet, é também de uma beleza sem igual.
Um outro ponto a não perder da cidade é o "Rocher des Domes", quer a catedral quer o jardim que lhe está anexado, e que têm também uma vista lindíssima para a ponte e todas as montanhas envolventes.
Para todos aqueles que apreciam artesanato local, por aqui o "souvenir" mais comum é mesmo o Célebre "Savon de Marseille" e os raminhos de lavanda, tão comuns nesta região (E é claro que eu trouxe um raminho de lavanda para embelezar a casa e deixar no ar a lembrança de uns dias tão bem passados).
A gastronomia local é também muito rica, com especial atenção para os pratos típicos provençais como o Ratatouille e o vinho mais comum são os Côte du Rhône e os rosés típicos do Sul do pais.
Foram uns belos dias de descanso, que tiveram sabor a Lua de Mel, numa cidade que merece o esforço de ser visitada.
E por aí como estão os preparativos para as férias?
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.