As 5 linguagens do amor
As "cinco linguagens do amor" é uma teoria sobre sentimentos e relações que me diz bastante.
Se ficou conhecida na altura devido ao "boom" dos livros de autoajuda, só muito recentemente o reli e lhe descobri o seu verdadeiro potencial. Aquela velha história de que precisamos de uma certa bagagem para compreendermos algumas coisas.
Esta teoria foi popularizada na Europa por Gary Chapman, autor, conselheiro matrimonial, conferencista e pastor da igreja baptista americana, em 1997.
A ideia é simples. Tal como todos temos personalidades diferentes também a nossa forma de dar e receber amor é diferente em função da nossa linguagem. Uns somos mais sensíveis ao toque, outros às palavras valorizantes, alguns sentem-se amados quando lhes prestam algum serviço. Existem ainda aqueles para quem os presentes são a maior expressão de amor e outros para quem o tempo de qualidade é fundamental.
Respeitando a individualidade de cada um existem "dialetos" de linguagem diferentes pelo que uma pessoa cuja linguagem seja "serviços prestados" pode ser extremamente receptivo a uma deliciosa refeição enquanto outra pode ser mais sensível a que o companheiro ou companheira tome em mão a responsabilidade de levar o lixo para a rua ou passar a ferro.
Segundo o Dr. Chapman é pouco comum os dois elementos do casal possuírem a mesma linguagem do amor, pelo que se não fizerem atenção ambos vão dar o melhor de si sem que o outro se aperceba do gesto e da mensagem que lhe está associada.
A sugestão do autor e dos seus pares passa essencialmente por conhecer a sua própria linguagem do amor em primeiro lugar e de seguida tentar descobrir qual é a principal linguagem do amor do outro. Para nos ajudar nesta tarefas parte-se do principio que cada um terá tendência a mostrar o seu apreço aos outros na sua linguagem de amor principal.
Se queres aprofundar o assunto aconselho a leitura do livro "As cinco linguagens do amor", as inúmeras conferências que o autor disponibiliza em linha ou a realização do questionário aqui.
Eu por aqui sou especialmente sensível a tempo de qualidade seguido de perto de toque físico. E desse lado?
Fonte da imagem: pinterest