Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Ter | 10.11.20

A minha rotina de "Self-Care"

Nala

Falei-vos recentemente sobre "self-care" e dos benefícios que podemos retirar deste tipo de práticas.

Foram vários os que, desse lado, participaram no debate e está na hora de eu própria vos trazer a minha própria rotina de self-care

Em primeiro lugar quero partilhar convosco que, pelo menos comigo, nenhuma rotina aplicada "de força" funciona. O que faz com que todas as minhas rotinas de cuidados sejam motivadas pelo prazer e não pela obrigação. 

Em segundo, e antes de entrar verdadeiramente no tema, convido-vos a dar uma espreitadela no blog da Ana de Deus onde falo sobre paz.

Pessoalmente aquela parte que cumpro religiosamente todos os dias são a utilização de produtos de limpeza e cuidados de pele de manhã e à noite. Estes momentos são os meus minutos "para mim" por excelência, durante os quais me mimo e onde junto sempre um ou dois produtos mais sensoriais dos quais retiro um enorme prazer de utilização. 

Um exercício menos regular, mas da qual tiro imensos benefícios, é o hábito de "despejar" os meus pensamentos para um papel no final do dia. Não demora mais de cinco minutos mas a forma como a tensão baixa é incrível. 

Os dois elementos de "self-care" dos quais sou menos assídua mas que, mal ou bem, tento cumprir são a prática de desporto e a meditação

Em relação ao desporto safa-me um bocadinho o facto de não ter uma profissão sedentária e de fazer o caminho de e para o trabalho a pé, o que perfaz uma média de 7 Km no mínimo por dia.

No entanto, sou um bocadinho mais difícil de "arrancar" quando pretendo fazer programas de treino com objetivos mais específicos... Faço, fico contente por cumprir o objetivo de treino mas é sempre difícil começar. 

Quanto à meditação, e apesar de melhorar progressivamente a minha prática, tenho alguma dificuldade em programá-la nos meus dias apenas porque não sei onde a "colocar".

Ainda estou na fase da tentativa/erro mas, mesmo assim, tento praticar alguns minutos 3 vezes por semana, muitas vezes depois de almoço ou antes de ir para a cama. 

E por aí, alguma destas práticas fazem parte da vossa rotina? Se sim, quais? 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

self care.jpg

Photo by Micheile Henderson on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

9 comentários

Comentar post