Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

As histórias, o dia a dia e as experiências de uma Portuguesa, expatriada em Lyon (França). Porque a nossa casa é onde nos sentimos bem... e onde somos felizes!

A eterna questão do tempo!

5 ideias para roubares tempo ao teu tempo

15.09.19 | Nala

O relógio tornou-se o nosso inimigo n.º 1. Passamos a vida a correr de um lado para o outro e nunca temos tempo para nada. 

Esquecemo-nos de ligar aquela amiga no aniversário dela, não temos tempo para cozinhar ou fazer desporto, ler é uma atividade impossível e aprender uma coisa nova é algo de impensável. 

Por compreender que o tempo é escasso, mas por achar que tempo para aquilo que é importante têm de haver sempre deixo-te aqui algumas ideias para roubares tempo ao teu tempo. Vens daí comigo?

- Faz um registo do teu tempo: uma forma de ver onde podemos ganhar tempo é calcular quanto tempo passamos a fazer cada atividade.

Pode parecer ridículo à primeira vista mas desafio-te a escreveres quanto tempo passas a fazer o quê desde que te levantas até que te deitas. Tempo passado nas redes sociais e a tomar café incluído. 

Se tiveres a noção exata de onde estás a "perder" tempo não terás grande dificuldade em roubar alguns minutos aqui e ali. 

- Planifica: Este mês falei-te de forma exaustiva da planificação. O que te proponho é que cries listas de tarefas e que te mantenhas focado. Quanto mais avançares nas tarefas a que te propuseste mais tempo te vai sobrar no fim. Não te esqueças de acrescentar nessa lista todos os telefonemas, mensagens e pequenas coisas que tens de fazer. 

- Aproveita todos os minutos: Se passas algum tempo nos transportes públicos podes ter ai algum tempo para pôr a leitura em dia, se estás na fila do supermercado vê esses minutos como um tempo extra só para ti. Se fizeres isso ganharás algum tempo contigo mesmo... sem deixar de fazer o que é mesmo importante... afinal já tinhas mesmo de esperar, não é? 

- Prioriza: Se planear é importante, priorizar é ainda mais importante. Classifica as mil e uma coisas que tens de fazer em casa ou no trabalho pelo grau de importância. Se é verdade que o relatório que tens de entregar para daqui a dois meses é importante, talvez não seja obrigatório que fiques até mais tarde no escritório no dia de aniversário da tua mãe para o acabares, pois não?

- Lembra-te de que o tempo passa depressa e que, se não aproveitares hoje, amanhã pode ser tarde de mais. 

Espero que tenham gostado deste post e que deixem o vosso comentário. 

elena-koycheva-VmcIMhuWCac-unsplash.jpg

Photo by Elena Koycheva on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos. 

 

 

14 comentários

Comentar post