A Culpa... sempre a culpa...
Pensamos muito na culpa, procuramos muito a culpa. Associamos a responsabilidade por algo a ser culpado e quando não nos culpamos a nós mesmos procuramos culpar os outros pelo que de menos bom nos acontece.
E essa culpa está a enfranquecer toda a gente. Quanto mais nos culpabilizamos mais perdemos capacidade de resiliência e a não aquisição de um objetivo tornou-se uma falha pessoal. E isso dá impede-nos de andar para a frente já que ficamos tão bloqueados no que não correu como queriamos que nos esquecemos de questionar ou de recomeçar.
A nossa necessidade de culpar está tão presente na nossa vida que mesmo perante uma epidemia estamos mais dispostos a acusar-nos uns aos outros do que a deixar ao próprio vírus que a provoca. Estar doente é quase um pecado capital e quem o está quase que se desculpa dizendo "eu tenho tanto cuidado não sei como aconteceu...".
Espero por um mundo onde haja menos culpa e mais responsabilidade. Onde cada um de nós assuma o que pode assumir e aprenda a deixar ir aquilo que não pode controlar. Porque aprendamos valores como a resiliência e a levantar nos depôis de cada frustração. E a sair cada vez mais fortes e decididos de cada situação!
Até ao Próximo Post!
Photo by Marcos Paulo Prado on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.